domingo, outubro 18, 2015

O Convento de São Francisco do Monte

O Convento de São Francisco do Monte localiza-se na freguesia de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo (Portugal). Este convento foi fundado no ano de 1392 por Frei Gonçalo Marinho. Foi um dos três primeiros conventos da Ordem dos Frades Menores a ser erguido em Portugal, datando dos finais do séc. XIV.
Contudo, acabou por ser abandonado, talvez por causa da sua localização de acesso difícil, tendo sido reedificado a partir de 1751.
Com a extinção das ordens religiosas no país (1834) e a consequente alienação dos seus bens pelo estado liberal, o convento passou para as mãos da Santa Casa da Misericórdia, tendo ficado, gradualmente, em ruínas.
Encontra-se na posse do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desde 2001, tendo o processo de classificação do imóvel sido aberto por Despacho, emitido em fevereiro de 2002.
Este convento franciscano capucho, de construção medieval, faz parte da chamada arquitectura religiosa, gótica, maneirista e barroca, foi remodelado nos sécs. XVI e XVIII, o que alterou, significativamente, a sua estrutura.
Tem planta rectangular irregular, e é composto por igreja de planta longitudinal e um convento desenvolvido no lado esquerdo, possuindo um corpo quadrangular na fachada posterior. No terreiro da entrada principal encontra-se um cruzeiro, o qual está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Atualmente encontra-se em ruínas e completo abandono.
Como foi possivel deixá-lo chegar ao ponto a que chegou?

Sem comentários: