sexta-feira, outubro 23, 2015

Mais algumas fronteiras...

1- Suíça - Liechtenstein 
A delimitação entre os dois países é antiga, remontando a 1434, época em que os condados de Vaduz e Schellenberg foram reunidos, formando o território atual do principiado de Liechtenstein. A fronteira tornou-se internacional em 1806 quando o principiado reconheceu a Suíça como estado soberano.




2- Portugal - Espanha
A fronteira Portugal - Espanha, conhecida como "A Raia", é a linha que divide os territórios de Portugal e Espanha. É uma das mais antigas fronteiras da Europa, com alguns limites estabelecidos desde o tempo do Condado Portucalense e do Reino de Leão.
De uma forma mais ampla, a raia é igualmente o espaço geográfico, de um e de outro lado da fronteira política, em que as populações partilham elementos históricos, linguísticos, culturais e económicos.




3- Liechtenstein - Áustria
A fronteira entre Áustria e Liechtenstein é a linha que separa os territórios de Áustria e Liechtenstein, na Europa Central. Foi formada inicialmente em 1434, época em que os condados de Vaduz e Schellenberg foram reunidos, formando o território atual do principiado de Liechtenstein



4- Itália - Suíça 
A uma altitude de 3 470 metros acima do nível do mar.
A fronteira entre os dois países é constituída por duas linhas: uma ao longo do norte de Itália e sul da Suíça, seguindo uma direcção geral este/oeste, por 740 km. Começa na junção da fronteira franco-italiana e da fronteira franco-suíça, no cume do Monte Dolent (3820 m de altitude). Termina no ponto da tríplice fronteira formado pelas fronteiras austro-italiana e austro-suíça. O segundo troço é o que envolve o enclave italiano de Campione d'Italia, integralmente rodeado pelo cantão suíço de Tessino, nas margens do lago de Lugano.




5- Suécia - Noruega
 A fronteira entre a Noruega e a Suécia é uma linha com cerca de 1619 km de extensão, separando a Noruega e a Suécia.
De sul para norte, inicia-se no norte do estreito denominado Escagerraque, um pouco a leste do arquipélago Hvaler, cruza o Iddefjord e numerosos outros fiordes, até terminar no ponto denominado Treriksröset, onde confluem a fronteira Finlândia-Noruega e a fronteira Finlândia-Suécia.

Sem comentários: