sábado, setembro 26, 2015

A Simetria na Natureza

Dália
O Homem através da observação atenta do mundo que o rodeia constatou que havia uma enorme variedade de formas. Algumas dessas formas possuem regras e princípios de organização que as tornam muito regulares, ou seja têm uma forma geométrica.
Ao estudar, imitar e copiar estas formas o Homem criou e desenvolveu uma nova área do saber - a Geometria.
Em que formas encontradas na natureza é que o Homem se inspirou para construir as suas ferramentas, os seus utensílios, o seu vestuário ou as suas criações artísticas?
Aloe Polyphylla
Uma das primeiras características geométricas que buscou quando procurou detectá-las na Natureza foi, porventura, a simetria.
Pode ver aqui, atarvés destas fotos, como existem figuras na Natureza que são simétricas, ou seja, que são idênticas para o lado esquerdo e para o lado direito de um eixo.
Mas há outros seres vivos que têm simetrias diferentes! O exemplo mais clássicoé o dos favos de mel produzidos pelas abelhas.
Hoya Aldrichii
E haverá geometria no ADN, o material genético que recebemos dos nossos pais e que transmitimos aos nossos filhos e cuja maior parte se encontra no núcleo das células?
Claro que sim! O ADN é formado por duas cadeias enroladas em espiral ligadas entre si por bases. É como se fosse uma escada enrolada em que os degraus são formados por duas metades que se ligam de uma única maneira.
Em suma, a Geometria encontra-se por todo o lado na Natureza! Descubra-a aqui através dos 3 exemplos que seleccionei para hoje.

Sem comentários: