quarta-feira, junho 17, 2015

O País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas é a obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada em 1865 sob o pseudónimo de Lewis Carroll. Esta é uma das obras mais célebres do género literário conhecido por "nonsense".
Este livro possui uma continuação "Alice do Outro Lado do Espelho", e ambos influenciram diversos autores e realizadores de cinema.
Lewis Carroll (1832 - 1898), foi um romancista, contista, fabulista, poeta, desenhador, fotógrafo, matemático e reverendo anglicano britânico. Carroll lecionava matemática no Christ College, em Oxford. É o autor deste clássico livro, além de outros poemas escritos em estilo nonsense, ao longo de sua carreira literária, que são considerados políticos, em função das fusões e da disposição espacial das palavras, como precursores da poesia de vanguarda.
Sinopse:
O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo característica dos sonhos. 
Este livro está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carrol, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. 
É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos.
O mundo de Alice no País das Maravilhas é bastante complexo, estranho e estruturado, apesar da aparente simplicidade inicial da história. Este livro originalmente não vinha com um mapa, sendo o mesmo desenvolvido posteriormente.
Se não conhece o livro, delicie-se gora, com o filme de 2010, realizado por Tim Burton.

Sem comentários: