sexta-feira, junho 19, 2015

O Kosovo

O Kosovo, é um território situado na península balcânica e correspondente, grosso modo, à região conhecida como Dardânia, na Antiguidade.
O território fez parte dos impérios Romano, Bizantino, Búlgaro, Sérvio e Otomano e, no século XX, passou para as mãos do Reino da Sérvia, do Império Italiano e da Jugoslávia.
Após o falhanço de negociações internacionais para atingir um consenso sobre um estado constitucional aceitável, o governo provisório do Kosovo declarou, unilateralmente, o território como um país independente da Sérvia em 2008, sob o nome República do Kosovo.
É, então, um país do sudeste da Europa, com uma superfície de 10 887 km2. O Kosovo faz fronteira com a Sérvia a norte e a este, com a Macedónia a sul, com a Albânia, mais precisamente os Alpes albaneses, a oeste e com o Montenegro a noroeste.
As cidades mais importantes são Pristina, a capital, com 400 000 habitantes (2007), Prizren (110 000 hab.) e Peja (70 000 hab.).
A questão do reconhecimento internacional da independência do Kosovo colocou-se à comunidade internacional, após a declaração unilateral de independência do Kosovo em relação à Sérvia, feita pelo parlamento kosovar, com 109 votos a favor e 0 contra. Todos os representantes da minoria sérvia (11 no total), boicotaram a declaração. Cartas para todos os países do mundo foram então enviadas pelo novo governo do Kosovo, solicitando reconhecimento.
O Kosovo foi reconhecido como país no dia seguinte pelos Estados Unidos e por alguns países europeus, tais como a França,  Portugal e a Alemanha. Porém, ainda não recebeu o reconhecimento de outros países como a Rússia, o Brasil e a Espanha.
Ainda em fevereiro de 2008, a Alemanha tornou-se o primeiro país a formalizar o seu reconhecimento, quando transformou o seu escritório diplomático em Pristina numa embaixada.
Até fevereiro de 2014 a República do Kosovo tinha recebido 109 reconhecimentos diplomáticos como estado independente.
Obteve reconhecimento oficial de 107 (55,4%) dos 193 estados-membros das Nações Unidas; 23 (82%) dos estados membros da União Europeia; 24 (86%) dos 28 estados membros da OTAN; 34 (60%) dos estados membros da Organização para a Cooperação Islâmica.
O governo da Sérvia não reconhece o Kosovo como estado soberano mas começou a normalizar as relações com Pristina através do Acordo de Bruxelas, assinado em  abril de 2013 - 14 anos depois do fim da guerra sérvio-kosovar -, com a mediação da União Europeia.
A maior parte da população do Kosovo é de origem albanesa. Existe uma minoria sérvia que representa aproximadamente 5% da população kosovar.

Sem comentários: