sexta-feira, junho 12, 2015

O Furinho da BIC

As canetas BIC são um sucesso. Todos os dias, milhares delas são vendidas em todo o  mundo.
A motivação para criar uma caneta esferográfica veio de László Bíró, um jornalista húngaro que estava cansado de encher canetas no tinteiro e ter de esperar que a tinta secasse após a escrita.
Em parceria com o irmão György, que era químico, inventaram, então, uma versão comercialmente viável desta caneta.
Em 1938, os irmãos Bíró patentearam o design de uma caneta que trazia uma pequena bolinha na ponta, que rolava e libertava a tinta de um cartucho.
Já agora, sabe para que serve aquele furinho existente na lateral da caneta BIC?  Sabe qual é o segredo daquele furinho?
Em 1950, o fabricante de canetas francês Marcel Bich lançou a sua primeira versão sob a licença dos irmãos Bíró. Como precisava de dar um nome ao seu produto, o empresário adoptou o próprio sobrenome com uma pequena diferença e, criou a “BIC Cristal”. Além disso, ele resolveu mais algumas falhas que o design ainda apresentava e deu início à produção em massa destas esferográficas, a baixo custo.
Foi nesse momento também que surgiu o furinho enigmático que fica na lateral de todas as BIC. Por mais inútil que pareça esse furo, ele serve para igualar a pressão atmosférica dentro e fora da caneta. Sem ele, não seria possível usar o objeto dentro de um avião ou no topo de um prédio bem alto, por exemplo. A diferença de pressão faria com que a caneta rebentasse.
Mas as BIC ainda têm mais um furinho enigmático. A partir de 1991, estas canetas ganharam uma outra abertura na tampa. O objetivo deste furo não é melhorar o funcionamento do objeto, e sim, aumentar a segurança dos seus utilizadores. As tampas têm um furo na ponta devido a uma medida de segurança internacional, que pretende diminuir o risco de que crianças (e os adultos que costumam mastigar canetas BIC também!) se sufoquem com a peça, já que o furo permite a passagem de ar caso a tampa seja engolida. E esta hem?

Sem comentários: