quarta-feira, junho 24, 2015

O Alho Porro & O S. João

O alho-porro (planta herbácea, do mesmo género que o alho e a cebola) é uma planta conhecida desde a antiguidade pelos egípcios, gregos e romanos, sendo referido, inclusive, em diversas citações bíblicas. É também uma das plantas símbolo do País de Gales e do S. João do Porto. Actualmente encontra-se difundido pelo mundo inteiro, com crescente popularidade e consumo.
Na noite de 23 para 24 de junho, o Porto não dorme. É a noite de São João!  As ruas da cidade do Porto enchem-se de gente,  com o objetivo de se divertir durante algumas horas.
Os alhos-porros, os balões coloridos, os martelinhos, os manjericos, as fogueiras e a sardinha assada são alguns dos ingredientes que ajudam a passar uma noite divertida e a converter o São João do Porto numa festa inesquecível! O povo sai à rua, não existem classes sociais e todos se misturam numa noite mágica.
Embora muitas tradições já se tenham perdido, no Dia de São João, virtudes e poderes especiais estão associados ao fogo, ao orvalho, à água das fontes, dos rios e do mar, às ervas, às plantas e até mesmo ao Sol.
O alho-porro - o alho-francês espontâneo - é associado por alguns autores a um ritual erótico com reminiscências fálicas. É usado para bater na cabeça do sexo oposto, tal como os martelinhos, que se tornaram também já uma tradição.
Os balões coloridos que sobem ao ar, as fogueiras que duram a noite toda e o majestoso fogo-de-artifício que ilumina os céus à meia-noite são entendidos pelos historiados como manifestações do culto ao Sol. O manjerico, o alho-porro, os cravos e a erva-cidreira possuem, no entender do povo festeiro, virtudes específicas, provenientes do orvalho, associadas por exemplo a amores felizes ou a casamento próximo.
Se não conhece o Porto e o S. João, oiça agora a nossa grande Amália Rodrigues, em "São João Menino". A letra é de Amália Rodrigues e a música de Faustino da Cruz Neto.

Sem comentários: