sexta-feira, junho 26, 2015

Moçambique: Beleza e Tranquilidade

Moçambique, é um país que se localiza no sudeste da África. É banhado pelo Oceano Índico a leste e faz fronteira com a Tanzânia ao norte; o Malawi e a Zâmbia a noroeste; o Zimbabwe a oeste e a Suazilândia e a África do Sul a sudoeste. A capital e a maior cidade do país é Maputo (que se chamava Lourenço Marques durante o domínio português).
Desde 2001, a taxa média de crescimento económico anual do PIB moçambicano tem sido uma das mais altas do mundo. No entanto, o índice de desenvolvimento humano (IDH), o de desigualdade de renda e a expectativa de vida de Moçambique ainda estão entre as piores do planeta. Assim, a Organização das Nações Unidas (ONU) considera Moçambique um dos países menos desenvolvidos do mundo.
A única língua oficial de Moçambique é o português, que é falado principalmente como segunda língua por cerca de metade da população.
A população de cerca de 24 milhões de pessoas é composta predominantemente por povos bantos. A religião mais popular em Moçambique é o cristianismo, mas há uma presença significativa de seguidores do islamismo.
O país é membro da União Africana, da Commonwealth Britânica, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da União Latina, da Organização da Conferência Islâmica, da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral e da Organização Internacional da Francofonia.
Para assinalar os 40 anos de independência deste país africano, sugiro-lhe que veja agora o vídeo que se segue e que tem como título: "Moçambique: Beleza e Tranquilidade".

Sem comentários: