sábado, junho 27, 2015

La Cumparsita

"La Cumparsita" é um tango que foi escrito por um uruguaio de 17 anos, de nome Gerardo Matos Rodriguez (músico, compositor e jornalista), em 1917. Foi vendido, na época, por 20 pesos uruguaios!
Gerardo Matos Rodríguez (1897-1948) é, então, o compositor do tango mais conhecido e difundido do mundo: "La Cumparsita".
Em 1916 ele compôs um tango para um grupo da Federação de Estudantes do Uruguay, que desfilaria no carnaval de 1917. A partitura foi entregue ao notável pianista argentino Roberto Firpo, que estava a apresentar-se no "Cafe La Giralda" da "Plaza Independencia" de Montevidéu. Ele fez-lhe um pequeno arranjo e nessa noite tocou o "La Cumparsita".  Teve que repetir três vezes o tango devido ao sucesso conseguido, dando origem depois, a um disco que obteve um êxito inaudito.
"La Cumparsita", é considerado por muitos especialistas como o primeiro tango, pela influência que exerceria nas futuras composições de um género, que ainda procurava a sua afirmação.
"La Cumparsita" atravessou todas as fronteiras e transformou-se num dos hinos do tango. Em 1924, Pascual Contursi e Enrique Maroni composeram uma letra para o "La Cumparsita", composição que foi gravada de seguida por Carlos Gardel (que começava a obter uma grande popularidade). Esta letra que recebeu o título de Si Supieras, gerou uma controvérsia com Matos Rodríguez (também conhecido como Becho), que não tinha autorizado a inserção de uma letra no seu tango.
Matos Rodríguez ainda foi o compositor de outros tangos como "Che Papusa Oí", "Mocosita", "Te Fuiste Ja Ja", "La Muchacha Del Circo" e "El Rosal", todas gravadas por Carlos Gardel.

Zamar - Argentinian Tango from Goosebump Productions on Vimeo.

Sem comentários: