domingo, junho 28, 2015

As Crónicas do Gelo e do Fogo

George Raymond Richard Martin (1948), mais conhecido como George R. R. Martin ou simplesmente GRRM, é um roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia americano. É mais conhecido por escrever a série de livros de fantasia épica "As Crónicas de Gelo e Fogo". GRRM foi declarado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011, pela revista TIME.
GRRM começou a desenvolver esta série de livros de fantasia épica em 1991 e o primeiro volume foi lançado em 1996.
Originalmente concebida para ser uma trilogia, a série consiste em cinco volumes publicados, com mais dois planeados.
Existem três argumentos principais na história que se interligam cada vez mais no decorrer dos livros: a crónica de uma guerra civil dinástica entre várias famílias concorrentes pelo controle dos Sete Reinos; a ameaça crescente das criaturas sobrenaturais conhecidas como os Outros, que habitam além de uma imensa muralha de gelo ao Norte; e a ambição de Daenerys Targaryen, a filha exilada de um rei louco deposto 15 anos antes numa outra guerra civil, prestes a voltar à sua terra e reivindicar o seu trono por direito.
Esta série de livros foi traduzida para vinte idiomas e vendeu mais de 25 milhões de exemplares mundialmente.
Todos os romances foram, em geral, bem recebidos pela crítica literária e pelo público, tendo sido indicados para diversos prémios, como o Locus, o Nebula e o Hugo.
Os livros de "As Crónicas de Gelo e Fogo" foram adaptados para um grande número de formatos, como vídeojogos, histórias aos quadradinhos e uma série de TV intitulada "Guerra dos Tronos" (Game of Thrones).
O mundo das "Crónicas de Fogo e Gelo" talvez seja um dos maiores já inventados e encontra-se em expansãos. O entrosamento dos fãs também é gigantesco, e tem proporcionado o aparecimento de produtos como um atlas, o Lands of Ice and Fire, um mapa interativo chamado Quartermaester e até um mapa geológico de Westeros.

Sem comentários: