terça-feira, junho 02, 2015

A Linha do Equador

Cidade de Macapá - Amapá
Equador é o nome dado à linha imaginária que resulta da intersecção da superfície da Terra com o plano que contém o seu centro e é perpendicular ao eixo de rotação.
Devido a pequenos movimentos do eixo da terra em relação à crosta terrestre, os pólos geográficos não se encontram em pontos fixos da superfície da terra. Assim, a posição do equador também não é rigorosamente constante no referencial da crosta, motivo pelo qual é adoptada, para a maioria dos efeitos geodésicos, uma posição média.
O equador divide a superfície da Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Norte, ou setentrional, que contém o Pólo Norte, e o Hemisfério Sul, ou meridional, que contém o Pólo Sul.
O raio do equador é cerca de 6 378 km, o que corresponde a um perímetro de 40 075 km.
 A linha do equador atravessa, sobretudo oceanos, mas,  alguns países também são atravessados por ela: São Tomé e Príncipe, Gabão, República do Congo, República Democrática do Congo, Uganda, Quénia, Somália, Maldivas, Indonésia, Kiribati, Equador, Colômbia e Brasil.
As viagens tornam ainda mais interessante a disciplina de Geografia, porque só quando viajamos é que percebemos melhor todos aqueles conceitos aprendidos nas aulas: latitude, longitude, meridianos, paralelos, trópicos, hemisférios, mapas, fusos horários, linha internacional de mudança de data, etc, etc.
S. Tomé e Príncipe
A partir do Equador mede-se a latitude. Aqui a latitude é de zero graus.
Se quisermos dar uma volta ao mundo "basta percorrer" esta linha até que se chega novamente no mesmo ponto.
Mas para localizarmos com precisão qualquer lugar, precisamos de outra linha de referência.
É essa a função do Meridiano de Greenwich. Esta linha corta o mundo verticalmente, dividindo-o em dois hemisférios o ocidental e o oriental e determina, também, os fusos horários.
Neste caso, inventou-se outra coordenada geográfica: a longitude. Esta permite determinar  a distância angular de um determinado lugar em relação a cidade de Greenwich, que fica nos arredores de Londres, e é o ponto zero.
Mas, voltando à Linha do Equador, aquela que divide a Terra em dois hemisférios: os hemisférios norte e sul, veja ao lado algumas imagens de locais atravessados por ela.
De salientar em particular o parque Mitad del Mundo, que se situa a 20 km de Quito. É neste local que está um dos marcos oficiais por onde passa a Linha do Equador.
Na Ciudad Mitad del Mundo que é considerada como que uma cidadezinha fictícia, existem de lojas, restaurantes, praças, casinhas coloniais, o monumento da Linha do Equador, museus, restaurantes e muitas lojas de artesanato. Entretanto, aprecie o vídeo abaixo, que é uma verdadeira aula sobre estas questões.

Sem comentários: