sexta-feira, maio 15, 2015

Sebastião Salgado: O silencioso drama da fotografia

As imagens captadas pelo famoso fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, deram origem a uma exposição com o título "Génesis", que está patente ao público na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, desde 08 de abril e até 02 de agosto.
O último trabalho deste fotógrafo, inclui 245 imagens a preto e branco, de grande formato, captadas entre 2004 e 2011, sobre pessoas e natureza, abordando tanto os flagelos da Humanidade como os lugares intocados pelo Homem.
Assim, Sebastião Salgado esteve nos lugares mais recônditos e desconhecidos da Terra, para os poder fotografar .  As fotografias,  que têm corrido o mundo em livros e exposições, estão apresentadas em diferentes secções - "Sul do Planeta", "Santuários", "África", "Espaços a Norte" e "Amazónia e Pantanal".
Os seus projetos, que duram anos, captam de forma bela o lado humano de uma história global que frequentemente envolve morte, destruição ou decadência.
Sebastião Salgado, participou recentemente numa TedTalks (As TedTalks têm como slogan "Ideias que merecem ser espalhadas"), com 18 minutos, onde fala da sua vida, da sua infância, da juventude, da fuga à ditadura, da sua formação em economia e de como se tornou fotógrafo.
Sebastião Salgado só enveredou pela fotografia já estava na casa dos 30 anos, mas a fotografia acabou por se tornar numa obsessão.
Nesta palestra, ele conta uma história profundamente pessoal de um ofício que quase o matou e mostra fotografias impressionantes do seu último trabalho, "Genesis", que documenta as pessoas e os lugares esquecidos pelo mundo. Este projeto é uma homenagem do fotógrafo à grandiosidade da natureza e em simultâneo um alerta para a fragilidade da Terra.
Nesta TedTalks ele vai contando como a fotografia mudou a sua vida (ou de como a fotografia invadiu a sua vida). Depois continua a falar sobre o seu activismo social, sobre o papel da fotografia nisso, sobre a perda de fé na humanidade, e… muito mais.
Ora veja. Vale mesmo a pena!

Sem comentários: