sábado, maio 02, 2015

Praias de Areia Rosa

Existem no mundo praias de uma beleza exótica extraordinária, devido à cor das suas areias: o rosa.
Uma delas é a Pink Beach, no  Parque Nacional de Komodo (Indonésia).
A cor ocorre devido a uma mistura de areia (carbonato de cálcio branco) com os esqueletos de corais vermelhos, que são relativamente abundantes em certas áreas de Parque Nacional de Komodo.
O Parque Nacional de Komodo é uma verdadeira maravilha do mundo, uma das últimas fronteiras do mundo subaquático – mergulhar em Komodo Marine Park, por exemplo, não tem comparação.
Já uma das praias mais bonitas das Bahamas (Ilha de Harbour, nas Caraíbas) não atrai milhares de turistas por ano, por causa de areia branca e fofa. A Pink Sand Beach, como o nome indica, exibe uma belíssima areia rosada. A coloração deve-se a pedacinhos de conchas vermelhas e rosa que foram esmagadas pelas ondas e misturadas à areia e a estilhaços de coral. São 4,8 km de praia, com um mar azul-turquesa morno em fundo, o que convida à prática do mergulho ou do snorkel.
Mas há outras praias com areia rosa. Por exemplo a Pink Beach (Horseshoe Bay) nas Bermudas ou a Pink Beach (ilha de Santa Cruz) nas Filipinas.
As Ilhas de Santa Cruz são as mais populares entre as 28 ilhas próximas da cidade de Zamboanga. É um arquipélago composto pela "Great Santa Cruz Island" e a "Little Santa Cruz Island". Só a "Grande Ilha" de Santa Cruz está aberta ao público desde que toda a área foi protegida e, se tornou parque natural. A cor das areias é causada pela abundância de sedimentos vermelhos dos tubos de coral misturados com a areia branca.
Outro exemplo é o da praia da ilha Budelli, na Sardenha (Itália). Uma das ilhas do arquipélago Maddalena, Budelli, tem uma área de apenas 1,6 km2. Na sua areia há inúmeras conchas e pequenos fragmentos de corais vermelhos.
Ainda pode encontrar areia rosa na Pink Beach da Ilha Bonaire, nas Caraíbas.
A Pink Beach é a maior praia da ilha. Possui areia fina e rosa e é muito popular para nadar e tomar sol.  Esta praia tem sido destacada em diversas revistas de viagens como uma das melhores das Caraíbas.
A Balos Lagoon, em Creta (Grécia) tem areia branca e rosa e muitas, muitas conchas – na verdade, o cor-de-rosa da areia vem de conchas antigas que foram transformadas pelo acção do mar. As águas são rasas, cristalinas e quentes. Como Balos é uma lagoa, nadar aqui é como fazer natação numa piscina. Já agora, visite também a praia de  Elafonisi, na mesma ilha.

Sem comentários: