quarta-feira, maio 27, 2015

Missing (Desaparecido)

Nesta data especial, gostaria de prestar homenagem a todas as pessoas que desaparecem por esse mundo fora, por motivos políticos. Prestar homenagem e chamar a atenção para esta realidade.
Para que melhor reflicta sobre o assunto, nada melhor do que lhe propor o visionamento de um filme de 1982, que recebeu a Palma de Ouro de Cannes: "Missing" (Desaparecido).
"Missing" (E.U.A.) é um filme, do género drama, realizado por Costa-Gavras.
O roteiro é baseado no livro "The Execution of Charles Horman: An American Sacrifice", lançado em 1978 por Thomas Hauser. O livro conta a história verídica de Charles Horman, que vivia no Chile, na época do golpe de 1973, que depôs o presidente Salvador Allende.
Sinopse:
"O filme narra a história de Charles Horman, um jovem escritor e jornalista dos E.U.A. que vive com a esposa Beth em Santiago durante o governo da Unidade Popular. Charles vive à custa dos artigos de jornais como The New York Times e The Washington Post que traduz para uma publicação considerada subversiva e, assim como todos os membros da redação desta, é levado para interrogatório durante o golpe de estado liderado pelo então comandante das Forças Armadas chilenas, general Augusto Pinochet. Mas Charles não retorna para casa.
Ed, o pai de Charles, desloca-se ao Chile e com Beth, retoma os passos do filho antes de desaparecer. Ambos buscam o apoio de órgãos governamentais tanto americanos quanto chilenos. Mas, não são recebidos de forma adequada, antes pelo contrário. Assim sendo, Ed, até então alienado acerca da política externa, começa a perceber que existem fortes indícios de que o governo do seu país contribuiu para o golpe e, consequentemente, para o desaparecimento de seu único filho. Numa discussão com os membros da embaixada dos EUA no Chile, Ed lamenta-se por não ser cidadão de um país cuja embaixada ofereceu asilo aos perseguidos políticos.
Angola - 27 de Maio de 1977
Por fim, Ed e Beth descobrem que Charles foi assassinado no Estádio Nacional e enterrado numa parede, uma maneira comum da repressão chilena esconder os corpos dos torturados. Revoltado, Ed tenta inutilmente processar Henry Kissinger, o então Secretário de Estado de seu país".
Fique agora com um vídeo acerca que mostra a cena do cavalo. E agora o trailer do filme.

Sem comentários: