quarta-feira, abril 15, 2015

O Escritor Pintor

Pintura de Günter Grass
Günter Grass (1927 - 2015) conhecido 
escritor alemão 
e Prémio Nobel da Literatura
faleceu no dia13 deste mês.
As obras mais conhecidas deste escritor consagrado são: O Tambor, O Linguado, O Gato e o Rato, Maus Agoiros e Uma Longa História.
Este Prémio Nobel de Literatura obtido em 1999, tinha também uma profícua carreira de artista plástico. Pintava tão bem quanto escrevia. Possuía desde  muito pequeno uma enorme paixão pelas aguarelas. Alguns dos seus desenhos são como os seus livros, falam sobre árvores e florestas (Madeira morta); outros ilustram as suas obras escritas (O meu século); alguns dos livros de Günter Grass são inclusivamente sobre desenhos (Achados para um não-leitor).
Realizou inúmeras exposições de desenhos, gravuras e esculturas no Algarve (Centro Cultural São Lourenço, Almancil) onde passava férias duas vezes por ano. 
Desenho de Günter Grass para obra de José Saramago
A relação entre o escritor Günter Grass e Portugal era estreita. Passava não só pelo Algarve, mas também pelo seu relacionamento com o nosso Nobel da Literatura, José Saramago
"O Prémio Nobel da Literatura morreu aos 87 anos. Dizia que o dever de um escritor era estar na linha da frente do debate político e moral". Veja aqui a entrevista que concedeu à RTP.

Sem comentários: