domingo, abril 26, 2015

O Desastre de Chernobyl


Chernobyl é uma cidade no norte da Ucrânia cujo nome significa "História Negra". Chernobyl é hoje considerada uma cidade fantasma.
Em 1976, quando foi inaugurada, a central nuclear era um símbolo do poderio soviético e da antiga URSS. Esta proclamava orgulhosamente a construção da maior central nuclear do mundo.
No dia 25 de Abril de 1986, nesta central nuclear, estiveram a realizar-se testes a um mecanismo de segurança que garantia a produção de energia em caso de acidente.
De repente aconteceu o inesperado. O reactor 4 da central de Chernobyl explodiu à 1h 23 min do dia 26 de Abril de 1986.
Uma explosão violenta arremessou a cobertura de 1000 toneladas, do edifício, onde se encontrava o reactor e, as temperaturas no seu núcleo atingiram, rapidamente, os 2000 ºC.  Uma nuvem radioactiva foi liberada, contaminando pessoas, animais e o ambiente de uma vasta extensão da Europa e da URSS.
Carregada pelos ventos, a nuvem radioactiva rapidamente se espalhou pela Ucrânia, Bielorrússia, Federação Russa, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia.
O número de mortos ainda não está bem definido, sendo até hoje motivo de discussão. Para a ONU foram quatro mil mortos, para a organização ambiental Greenpeace foram cerca de cem mil, e um estudo cientifico britânico avaliou entre trinta e sessenta mil mortos.
Este drama não atinge somente os sobreviventes. Crianças nascidas depois de 1986 têm de lidar com doenças graves. No norte da Ucrânia, a incidência do cancro na tireóide é quase 100 vezes maior que o normal. Para se ter uma idéia da imensidão desta tragédia cerca de cinco milhões de hectares de terras foram inutilizadas e milhares de pessoas sofrem, até hoje, com problemas de saúde. Num balanço feito em 2010 consta que, desde o acidente, 7 milhões de pessoas da região foram afectadas e cerca de 30 mil pessoas morreram em consequência dos efeitos da radiação. Ainda hoje cerca de 9 milhões de pessoas vivem em áreas contaminadas.
Para quem ficou contaminado, uma medida simples faz toda a diferença: estudos ucranianos e franceses demonstraram que a permanência de três meses em regiões não-radioactivas é capaz de diminuir em 30% o césio presente no corpo. Sabendo disso, desde 1993 a associação Les Enfants de Tchernobyl leva jovens para passear no exterior. Associações semelhantes fazem o mesmo em diversos países: Portugal, Alemanha, Itália, Espanha, Bélgica, Irlanda, Canadá e Estados Unidos.
Entretanto, uma espécie de "sarcófago" de cimento armado, aço e chumbo foi construído sobre o reactor que explodiu, a fim de isolar o material radioactivo que ali se encontrava.
O acidente fez com que fosse questionado o uso de energia nuclear e alguns países reduziram e outros quase extinguiram os seus projectos de construção de centrais nucleares.
O acidente de Chernobyl provocou 400 vezes mais radiação que a bomba nuclear lançada sobre Hiroshima no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.
Se quiser ver o filme (documentário) sobre este desastre nuclear basta clicar aqui.
Agora veja a reportagem do programa Fantástico (da TV Globo) que voltou à região atingida pela radiação, na Ucrânia, 15 anos depois do acidente na central nuclear.  A reportagem é de Ilze Scamparini e foi exibida em 05/08/2001.

E agora veja um video, com fotos de Chernobyl, após o desastre nuclear.

Sem comentários: