quinta-feira, abril 23, 2015

I Am Príncipe

Se quer saber o que é um paraíso na terra, conheça a ilha do Príncipe.
A Ilha do Príncipe é a segunda maior ilha do arquipélago de São Tomé e Príncipe, que é constituído por duas ilhas principais e alguns ilhéus.
Administrativamente, esta ilha constitui, desde 1995, uma região autónoma, formada pelo distrito de Pagué. A ilha tem uma área de 142 km² e uma população estimada, em 2006, de 6737 habitantes. A sua capital é Santo António.
A ilha do Príncipe situa-se a nordeste da Ilha de São Tomé (a 140 km de distância), no Golfo da Guiné e tem origem vulcânica.
A vegetação é densa devido ao clima equatorial.  A ilha é muito acidentada, atingindo 948 metros no Pico do Príncipe, localizado no sul da ilha e que faz parte do Parque Natural Ôbo. No interior da ilha existe uma floresta tropical densa, onde a flora é bastante diversificada.
Esta ilha é também um santuário da vida selvagem, com espécies muito raras de animais (especialmente aves) e, por isso, uma Reserva Mundial da Biosfera
O Príncipe foi descoberto por navegadores portugueses em 1471, que a denominaram como "Ilha de Santo Antão". Visando incentivar o seu povoamento, em 1502 tornou-se uma donataria, denominada como "Ilha do Príncipe", sendo-lhe introduzida a cultura da cana-de-açúcar. Foi nomeada ilha do Príncipe por D. João II de Portugal. O rei adorava tanto o seu único filho e herdeiro Afonso, Príncipe de Portugal (1475) que, em sua homenagem, designou como "Príncipe" a ilha mais pequena do arquipélago de São Tomé e Príncipe.
Em 1753 a Ilha do Príncipe e a de São Tomé são unidas administrativamente, passando a constituir a colónia de São Tomé e Príncipe.
 No início do século XX o arquipélago tornou-se um expressivo produtor de café e de cacau. Após a independência do arquipélago (1975), a ilha passou a constituir uma região autónoma.
Se quer ter uma ideia mais precisa da beleza do Príncipe, não deixe de ver este vídeo! Que é candidato ao "Melhor Vídeo da Semana" do Awardeo.
Vote nele e conte aos seus amigos!
E diga, também, "I Am Príncipe".

Sem comentários: