segunda-feira, abril 13, 2015

Etosha

O Parque Nacional de Etosha, na Namíbia, localiza-se no norte daquele país, a 400 km a norte de Windhoek (a capital).
O Parque Nacional Etosha é a primeira reserva natural da Namíbia e uma das maiores da África. Foi criado em 1907, quando a Namíbia era uma Colónia Alemã. Naquela época, o parque tinha quase 100 mil km quadrados e tornou-se a maior reserva do mundo.
Após a Segunda Guerra Mundial, a região ficou conhecida como África do Sudoeste ou Sudoeste Agfricano. Devido às mudanças políticas desde a sua criação, o parque passou por grandes transformações, em especial no que diz respeito à sua dimensão. O tamanho actual do parque é de 22.270 km², àrea ainda muito grande e significativa, onde a vida selvagem é protegida, atraindo, por isso, cerca de 200 mil turistas anualmente.
O nome "Etosha" significa "grande lugar branco" e remete para as planícies no coração do parque, cujo sal depositado na superfície, de cor branca, lhe dão o nome.
Uma imensa depressão, Etosha Pan, composta por areia e sal, domina o parque. A Depressão Etosha é circundada por uma floresta chamada Mopani e ladeada a sul pelas montanhas Ondundozonananandana.
Há também outros lugares de interesse: a "floresta assombrada"  (arbres fantômes / haunted forest), silhuetas fantasmagóricas de troncos e ramos de árvores moringa, entrelaçados no deserto,  perto de Okakuejo; o acampamento ou fortaleza de Namutoni, uma ex-fortaleza alemã construída em 1907; pode também observar, na estrada Bloubokdraai, os dik-diks (Madoqua spp - antílope africano de dimensões reduzidas que tem em média 60 cm de comprimento e 35 cm de altura. O seu nome deriva do som que emitem quando estão assustados);  ainda  depressão de Fischer, próxima de Namutoni, para observar aves ou o antílope-saltador e os gnus.
Se não pode ir até lá, veja a excelente apresentação que se segue e maravilhe-se com as belezas desta região. E agora fique com um vídeo sobre este magnífico parque da Namíbia.

Sem comentários: