domingo, março 15, 2015

Um Oásis na Europa

"Um Oásis na Europa" é um documentário (em duas partes) produzido por Jorge Fialho em 2009. Este documentário, com 30 minutos de duração, dá-nos a conhecer o Geopark Naturtejo através das suas gentes. É um retrato do quotidiano de quem vive em comunhão com a natureza.
Um geoparque (ou Geopark) é "um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-económico local". Deve abranger um determinado número de sítios geológicos de relevo ou um mosaico de entidades geológicas de especial importância científica, raridade e beleza, que seja representativa de uma região e da sua história geológica, eventos e processos. Poderá possuir não só significado geológico, mas também ao nível da ecologia, arqueologia, história e cultura."
O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, é o primeiro geoparque português, integrado desde 2006 nas Redes Europeia e Global de Geoparques, sob os auspícios da UNESCO.
Neste território de 4616 km2, que abrange os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Nisa, Oleiros e Vila Velha de Ródão, são prioridades a geoconservação, a educação e o geoturismo, todos alicerçados num património geológico de referência.
Para ficar a conhecer este Geopark que é um verdadeiro oásis na Europa,  basta clicar aqui para ver a parte I e aqui, para ver a parte II.

Sem comentários: