sexta-feira, março 13, 2015

A Somalilândia

A Somalilândia é um Estado não-reconhecido internacionalmente. Embora pertença oficialmente à Somália, a região declarou unilateralmente a sua independência em 1991 e, actualmente, é um estado de facto.
A Somalilândia localiza-se na região do "Corno da África". Este território incorpora a antiga Somalilândia Britânica, delineada por tratados internacionais assinados entre 1888 e 1897 e faz fronteira com o Djibuti, a oeste, o Golfo de Aden, ao norte, a Etiópia, ao sul e a Somália (Puntlândia) a leste.
A Somalilândia é formada por cinco regiões administrativas. Uma sexta região - Saaxil - foi criada em 1996. Possui uma área de cerca de 137.600 km² e a cidade capital e sede do governo é Hargeisa.
Em 18 de maio de 1991, líderes do Movimento Nacional Somali (SNM) e líderes dos clãs do norte revogaram o acto (1960 Act of Union) que tinha unido os antigos territórios coloniais da Somália Italiana e da Somalilândia Britânica na República da Somália, e declararam a independência da República da Somalilândia.
A Somalilândia tem mantido uma existência estável, devido ao domínio opressivo de um clã governante e às infraestruturas económicas deixadas para trás por programas de auxílios militares britânicos, russos, e americanos.
Se quiser ficar a conhecer melhor este país, veja com atenção os vídeos que se seguem. Aqui vai o primeiro. Não perca. E agora o segundo vídeo.

Sem comentários: