quarta-feira, março 04, 2015

A Floresta de Sherwood

Embora seja um lugar real, a Floresta de Sherwood, no condado de Nottingham, Inglaterra, respira a sua própria lenda, tendo sido o lar de um dos mais famosos heróis de todos os tempos: Robin Hood ou Robin dos Bosques.
A existência de Robin dos Bosques, bem como a do rei Arthur, é controversa, mas a lenda preservou este pequeno paraíso intocado, como ponto turístico na região.
Robin Hood era o lendário fora-da-lei (do tempo do rei Ricardo Coração de Leão) da Floresta de Sherwood.
As histórias sobre as aventuras de Robin Hood foram contadas e recontadas por mais de 600 anos. Robin é retratado como um bandido destemido que lidera a sua quadrilha de homens (e mulheres) contra a tirania do príncipe John e do xerife de Nottingham. Arqueiro brilhante, viveu uma vida de aventuras, roubando aos ricos para dar aos pobres e escondendo-se, depois, na floresta de Sherwood. Era ajudado pelos amigos "João Pequeno" e "Frei Tuck", entre outros moradores de Sherwood. Teria vivido no século XIII, gostava de vaguear pela floresta e prezava a liberdade.
A origem exata deste personagem lendário é desconhecida, mas muitas pessoas acham que a lenda de Robin Hood baseia-se na vida de Fulk FitzWarin, um nobre normando que foi deserdado e se tornou um criminoso e inimigo de John da Inglaterra. Outra teoria refere que Robin era um aristocrata, o conde de Locksley, que voltou das cruzadas e encontrou as suas terras saqueadas pelo desonesto xerife .
Sherwood é uma grandiosa floresta no condado de Nottingham e conhecida dos contos de Robin Hood como uma floresta saxã no século XII. Desde a Idade Média, que as lendas dos fora-da-lei levaram milhares de turistas à floresta de Sherwood.
Contudo, a Floresta de Sherwood não é apenas um cenário literário. Esta é, também, uma floresta de importância científica internacional, que alberga muitas espécies, incluindo de abelhas, únicas no mundo. Mas, durante mais de mil anos, foi a interacção do homem com a natureza que criou este ambiente único.
Se quiser conhecer melhor a Floresta de Sherwood veja o vídeo abaixo.  E agora veja o filme "Robin Hood: Prince of Sherwood" (1994), realizado por Jamie Hunter. Este é o único filme independente americano, acerca de Robin Hood.

Sem comentários: