domingo, março 01, 2015

A Cidade Maravilhosa

O Rio de Janeiro, cidade brasileira mais conhecida como Cidade Maravilhosa (e aquele que nela nasce é chamado de carioca) faz hoje 450 anos. O Rio é a capital do estado do Rio de Janeiro, situado no sudeste do país.
O Rio de Janeiro é a cidade brasileira mais conhecida no exterior, a maior rota do turismo internacional no Brasil e o principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul. É a segunda maior cidade do Brasil (depois de São Paulo), a sexta maior da América e a trigésima quinta mais populosa do mundo.
Parte da cidade foi classificada pela UNESCO (2012), Património Cultural da Humanidade, como "Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar".
É um dos principais centros económicos, culturais e financeiros do país. Alguns dos aspetos culturais e paisagísticos, que a tornam internacionalmente conhecida são: o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã,  o bairro boémio da Lapa e os seus arcos, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, as florestas da Tijuca e da Pedra Branca, a Quinta da Boa Vista, a Biblioteca Nacional, a ilha de Paquetá, o réveillon de Copacabana, o carnaval carioca, a Bossa Nova e o Samba.
O Rio de Janeiro é considerada uma cidade global de tipo beta - pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC).
 Foi a capital do Brasil de 1763 a 1960, altura em que o governo se transferiu para a recém-construída Brasília.
Parabéns à Cidade Maravilhosa e viva a caroquice.
Veja agora três vídeos cujas músicas homenageiam o Rio de Janeiro. No primeiro Caetano Veloso canta a "Cidade Maravilhosa".  No segundo João Gilberto e Caetano Veloso cantam a "Garota de Ipanema".  No último presta-se homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro.

Sem comentários: