segunda-feira, março 02, 2015

A Antártida

A Antártida,  é o mais meridional dos continentes e um dos menores (14 milhões de km2). Rodeia o pólo Sul, e por esse motivo está quase completamente coberto por enormes glaciares, excepção entre outras zonas, à extremidade norte da península Antártica. A Antártida formou-se com a separação do antigo supercontinente Gondwana há aproximadamente 100 milhões de anos. O seu arrefecimento aconteceu nos últimos 35 milhões de anos.
É hoje o continente mais frio, mais seco e com o maior indíce de ventos fortes do planeta. A temperatura mais baixa da Terra (-89,2 °C) foi registada na Antártida, sendo a temperatura média na costa, durante o verão, de apenas -10 °C; no interior do continente, é de -40 °C.
Muitos autores consideram este continente um grande deserto gelado, devido à baixa taxa de precipitação que se regista no interior do continente.  A altitude média da Antártida é de aproximadamente 2000 metros. As fortes ventanias, com velocidades de aproximadamente 100 km/h são comuns e podem durar vários dias. Contudo, já foram registados ventos até 320 km/h, na área costeira.
Este continente, juridicamente, está sujeito ao Tratado da Antártida, pelo qual as várias nações que reivindicavam territórios no continente (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.
Por este motivo, e pela dureza das condições climáticas, não tem uma população permanente. Contudo, tem uma população provisória de cientistas e de pessoal de apoio às bases polares, que oscila entre mil (no inverno) e quatro mil pessoas (no verão). Dois destes locais com uma população regular (incluindo crianças) são a Villa Las Estrellas (do Chile) e a Base Esperanza (da Argentina).
Veja agora a apresentação elaborada por alunos do 12º B, sobre a  Antárctida (alguns slides têm que ser mudados manualmente).

Sem comentários: