sábado, fevereiro 21, 2015

Órgão do Mar

O que lhe proponho que conheça hoje, é muito interessante e deveras origina! É o Órgão do Mar, que se localiza na costa da cidade de Zadar, Croácia.
O Órgão do Mar é um objeto arquitetónico e um instrumento musical experimental (que toca música pela acção das ondas do mar).
Este instrumento foi projectado pelo arquiteto Nikola Basic como parte do projeto para redesenhar a nova cidade da costa (Nova riva).
Foi criado em 2005 e ganhou o  "European Prize for Urban Public Space" (Prémio Europeu Para Espaços Públicos Urbanos).
Este Órgão do Mar é constituído por degraus cravados nas rochas e que têm no seu interior um interessante sistema de tubulações. Estas quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e, dependendo do tamanho e velocidade da onda, dão origem a notas musicais, que permitem a criação de sons aleatórios.
O Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo que vêm ouvir, não só esta  música original, que traz muita paz, mas também apreciar o belo pôr-do-sol desta bela cidade do litoral da Croácia.
A cidade de Zadar foi duramente castigada durante a 2ª Guerra Mundial. A criação deste órgão permitiu devolver um pouco do que a cidade perdeu, com tanta destruição e sofrimento.
São Vários os sítios da net onde pode ouvir este órgão marinho, entretanto, aprecie a sua música vendo o vídeo que se segue. Não perca. Vale bem a pena.

Sem comentários: