segunda-feira, fevereiro 09, 2015

O Saara Ocidental - RASD

O Saara Ocidental, é um território situado na África Setentrional que tem uma área de cerca de 266.000 km² e  que já foi conhecido como Saara Espanhol. A capital do Saara Ocidental é El Aaiún (a antiga capital colonial). O Saara Ocidental tem hoje grande parte de seu território ocupado por Marrocos. Além disso, cerca de 170 mil saarauis vivem em campos de refugiados na Argélia
É constituído pelas regiões de Rio de Ouro, que ocupa os dois terços meridionais (entre o cabo Blanco e o cabo Bojador), e Saguia el-Hamra, que ocupa o terço norte. Faz fronteira com Marrocos a norte, com a Argélia a nordeste e com a Mauritânia a leste e a sul.
Praticamente todo o território do Saara Ocidental é desértico. No entanto é rico em  minério de ferro e tem enormes depósitos de fosfatos. A atividade agrícola é reduzida. São criados camelos, cabras e ovelhas, e é exportado peixe seco para as ilhas Canárias.
O Saara Ocidental está na lista das Nações Unidas de territórios não-autónomos desde a década de 1960. O controle do território é disputado quer pelo Reino de Marrocos quer pelo movimento independentista Frente Polisário.
Em fevereiro de 1976, este movimento proclamou a República Árabe Saaráui Democrática (RASD) com um governo no exílio.
A RASD é reconhecida internacionalmente por 50 estados e mantém embaixadas em 16 deles. É membro da União Africana desde 1984, carecendo no entanto de representação na ONU. O primeiro estado que reconheceu a RASD foi Madagáscar em 1976.
Se quiser ficar a conhecer melhor este território basta clicar aqui e aqui.  Sugiro-lhe, também, que veja os dois vídeos que se seguem. O primeiro designa-se "Entre Fronteiras - Saara Ocidental".  O segundo é o vídeo teaser do projeto "Nem paz nem guerra: três décadas de conflito no Saara Ocidental", de Giovana Moraes Suzin e Laura Daudén.

Sem comentários: