quinta-feira, fevereiro 26, 2015

O Reino de Nárnia

Nárnia é um mundo fantástico criado pelo escritor irlandês Clive Staples Lewis, como local narrativo para "As Crónicas de Nárnia", uma série de sete livros. O mundo é chamado assim em homenagem ao Reino/País de Nárnia, onde acontece a maior parte da história.
"As Crónicas de Nárnia", uma série de sete livros de fantasia, é a obra mais conhecida de Lewis, sendo a série considerada um clássico da literatura. Esta obra já vendeu mais de 120 milhões de cópias mundialmente, figurando como uma das obras literárias mais bem sucedidas e conhecidas de todos os tempos, estando traduzida em 41 idiomas.
Escrita por Lewis entre 1949 e 1954, "As Crónicas de Nárnia" foram adaptadas diversas vezes, inteiramente ou parcialmente, para a rádio, a televisão, o teatro e o cinema. Além dos tradicionais temas cristãos, a série usa caracteres da mitologia grega e nórdica, bem como os tradicionais contos de fadas.
"As Crónicas de Nárnia" apresentam, geralmente, aventuras de crianças que desempenham um papel central e descobrem o ficcional Reino de Nárnia, um lugar onde a magia é corriqueira, os animais falam, as criaturas mitológicas abundam e ocorrem batalhas entre o bem e o mal. Em todos os livros (com excepção de "O Cavalo e o seu Menino") os personagens principais são crianças de nosso mundo, que são magicamente transportadas para Nárnia a fim de serem ajudadas e instruídas pelo Grande Leão conhecido como Aslam (ou Aslan, dependendo da tradução).
O tempo em Nárnia passa mais rápido do que no nosso mundo. A personagem Susana explicou em "O Príncipe Caspian" que 1300 anos em Nárnia, correspondem a 1 ano em nosso mundo.
 "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" é o primeiro e mais conhecido livro da série intitulada "As Crónicas de Nárnia". Apesar de ser o primeiro livro a ser publicado, é na verdade o segundo na ordem cronológica dos acontecimentos da série.
Em 1979,  "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" entrou para a história como o primeiro longa-metragem animado feito para televisão, chegando a ganhar o Emmy daquele ano. A adaptação foi realizada nos E.U.A. e coproduzido por Bill Melendez, conhecido pela produção de Charlie Brown, e pela companhia Children's Television Workshop, do programa Vila Sésamo.
  

Sem comentários: