sábado, fevereiro 28, 2015

Hampi e o Reino de Bisnaga

O Império Vijayanagara ou Reino de Bisnaga, nos antigos relatos portugueses, foi uma monarquia hindu do sul da Índia, no planalto do Decão. Fundado em 1336 por Harihara I e seu irmão Bukka Raya I, durou mais de trezentos anos até 1646, embora o seu poder tenha diminuido após uma grande derrota militar em 1565 contra uma força unida dos sultanatos do Decão.
O império foi nomeado a partir da sua capital, a cidade de Vijayanagara, cujas impressionantes ruínas rodeiam a moderna Hampi, agora Património Mundial da UNESCO (1986) na moderna Karnataka, Índia.
Hampi (também conhecida por Cidade da Victória), foi, então, a capital do Império Vijayanagara de 1336 a 1565.  Ocupa uma área de cerca de 26 km2 no vale do Tungabhadra, em Karnataka.
Visitada já no século XV por italianos e persas, foi no século XVI visitada pelos portugueses Duarte Barbosa, Domingo Paes e Fernão Nunes. Todos eles deixaram relatos da grandiosidade e beleza de Hampi. Domingo Paes, viajante português que viveu em Hampi durante dois anos, descreve o monarca da altura - Krishnadeva Raya - como perfeito em todas as coisas.
No início do século XVI, um viajante persa - Abdur Razzak - deixou escrito que "a cidade era de tal modo grandiosa que os seus olhos nunca tinham visto nada parecido e que não tinha conhecimento de existir no mundo lugar como este".
No "coração" de Hampi existem cerca de 350 templos. Existem também fortificações, um vasto e muito elaborado sistema de irrigação, esculturas, pinturas, estábulos, palácios, jardins, mercados,etc.
Hampi é composto pelo "Centro Sagrado" (onde se localizam, entre outros, os templos de Vitthala, de Virupaksha, de Krishna e de Achyuta Raya, a estátua de Narasimha,etc.), pelo "Centro Real" (onde ficam o templo de Hazara Rama, o estábulo real dos elefantes, os quartéis, o tanque dos degraus, o Palácio da Rainha,etc.) e os centros suburbanos.
Em 1565 os sultões de Decão, alarmados com o crescimento e poder do Império de Vijayanagara, aliaram-se e derrotaram Rama Raya na batalha de Talikota. A capital foi ocupada e o império nunca mais recuperou.
Se quiser ficar a conhecer esta extraordinária cidade, veja com atenção, o vídeo que se segue.

1 comentário:

Cowboy disse...

Procurava conhecer um pouco do Planalto do Decão. Acabei encontrando essa pérola.
Lindo. Belo. Maravilhoso.