sábado, outubro 18, 2014

Por Toda a Minha Vida: Com Tim Maia

"Por Toda a Minha Vida" é um programa especial exibido pela emissora de televisão brasileira, Rede Globo, desde Dezembro de 2006. Em 2007 passou a ser um programa fixo da grelha de programação desta rede de televisão.
"Por Toda a Minha Vida" já contou a história de vários artistas da música popular brasileira. É apresentado por Fernanda Lima e realizado por Ricardo Waddington.
Os artistas homenageados foram, entre outros,  Nara Leão, Renato Russo da Legião Urbana, Tim Maia e,  recentemente o especial dos Mamonas Assassinas, Dolores Duran, Chacrinha, Cazuza, Claudinho (da dupla funk Claudinho & Buchecha), Raul Seixas, Adoniran Barbosa, RPM, Cartola e As Frenéticas.
O vídeo abaixo é o programa "Por Toda a Minha Vida", exibido em 2007, que homenageia  o grande Tim Maia.
Tim Maia foi um cantor, compositor, produtor, maestro, multi-instrumentista e empresário brasileiro, responsável pela introdução do estilo soul na música popular brasileira. É reconhecido mundialmente como um dos maiores ícones da música no Brasil.
As suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, tendo com ela conquistado um grande número de fãs e conseguido que muitas das suas músicas se transformassem em verdadeiros sucessos.
Não perca a oportunidade de conhecer a vida extraordinária deste ícone da música brasileira. Não perca!

sexta-feira, outubro 17, 2014

A Europa By Night

Hoje proponho-lhe um vídeo extraordinário, em timelapse, que demonstra um domínio fabuloso das mais recentes tecnologias.
O vídeo é composto de milhares de fotografias transformadas em vídeo, com o objectivo de provocar a apreciação de obras-primas da arquitectura europeia, realizadas devido ao engenho e arte humanas.
O seu autor é Luke Shepard, que é um estudante da American University em Paris. Segundo ele "este vídeo é uma celebração do brilho e da diversidade da arquitectura Europa fora".
Luke Shepard e uma amiga viajaram durante três meses, visitando 36 cidades em 21 países europeus, com o objectivo de "capturar algumas das grandes estruturas arquitectónicas europeias de uma forma nova, diferente".
O resultado foi este vídeo que nos mostra algumas destas cidades e respectivos monumentos, todos fotografados durante a noite.
O passeio virtual de hoje é, então, este: das Portas de Brandenburgo, em Berlim, ao Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, do Arco do Triunfo em Paris ao Palácio dos Doges em Veneza, ou ao Coliseu, em Roma, passando pela London Bridge e pela Torre de Belém, em Lisboa – sem excluir obras espectaculares contemporâneas em várias capitais, todas retratadas à noite, sob iluminação artificial.
Estas são imagens que nos enriquecem e que nos emocionam. Não perca esta oportunidade!
Ora veja!

quinta-feira, outubro 16, 2014

Todas as aves do mundo de amor cantavam...

Todas as aves do mundo de amor cantavam...
e os grandes horizontes se estendiam multicores
e os dias da vida eram tão raros ainda
que se podiam enumerar, só por suas lembranças.

“Todas as aves do mundo de amor cantavam...”
mas grandes mares se abriram para passagens belas como ritos,
e os dias se tornaram tão numerosos e densos e duros
como essas pedras das fortalezas em montanhas antigas.

E agora são na verdade os dias inumeráveis
e cada um com sua angustia, e todos eles se entrechocam,
e a noite vem mais cedo há tempestades entre as nuvens.

E eu queria que todas as aves do mundo de amor cantassem,
mas um vasto silencio, uma vigília de morte
estende céus frios, céus escuros sobre amargos corações.
Cecília Meireles; 1960, "Poesia Completa" - Dispersos (1918-1964)

quarta-feira, outubro 15, 2014

As Termas dos Cucos

As Termas dos Cucos situam-se a menos de 1 Km. de Torres Vedras, junto à Estrada Nacional nº 9, a caminho de Runa e a uma altitude de 33 m.
O complexo termal dos Cucos, com traça do engenheiro António José Freire, foi inaugurado em 15 de Maio de 1893, embora já se encontrasse a trabalhar em fase experimental em 1892.
Este complexo destinava-se a balneoterapia com banhos de lama; inalações e ingestão de água para o tratamento da gota, artrite-reumática, afecções do aparelho locomotor, reumatismo, doenças da pele e da nutrição, linfantismo e doenças das senhoras.
As Termas dos Cucos estão, infelizmente, encerradas desde 1998. Do lado de fora os edifícios das termas estão bem pintados e o jardim bem arranjado, mas no seu interior são já visíveis sinais de degradação.
Apenas o parque está aberto para usofruto da população, dado que os seus jardins, constituem, ainda assim um aprazível local de lazer. No parque encontram-se alguns exemplares de grande importância, nomeadamente as Yucas. O conjunto tem como cenário a encosta da Serra da Madeira, de acentuado declive e coberta de vegetação selvagem.
Numa época em que o termalismo e os Spa estão em alta, é uma pena termos este tipo de patrimómio desactivado e ao abandono. Aqui fica o alerta!

terça-feira, outubro 14, 2014

Medir o Tempo: Relógios e Calendários

Relógio de Sol - Bom Jesus - Braga
Desde sempre o ser humano se apercebeu da ocorrência de sucessão entre os dias e as noites. Os nossos antepassados regiam a sua vida por estas sucessões - de dia eram recolectores, à noite abrigavam-se do perigo e dormiam. Mais tarde, a necessidade de medir com mais exactidão o tempo levou ao surgimento dos calendários e dos relógios. A marcação dos anos, dos meses, dos dias e das horas é então regida por calendários, solares e lunares e, por relógios. Mas todas as medições do tempo derivam  dos movimentos de rotação (efectuado em torno do eixo) e de translacção da terra (efectuado em volta do sol). A hora certa nos dias de hoje está, contudo, ao alcance de um clique.
O relógio é, então, uma das mais antigas invenções humanas e é utilizado como medidor do tempo desde a antiguidade (Babilónios, Maias, Aztecas, Incas, Egípcios, Chineses,etc.) sendo de vários tipos e de variados formatos.
Entre os primeiros relógios, de que se tem conhecimento estão os relógios de sol (3000 a.C.).
Relógios simples de água (clepsidras)  ou areia (ampulhetas) são conhecidos por terem existido na Babilónia e no Egipto em torno do século 16 a.C..
Em 725 d.C., Yi Xing, um monge budista chinês desenvolveu um relógio mecânico que tinha um complexo sistema de engrenagens e 60 baldes de água que correspondiam aos 60 segundos e fazia uma revolução completa em 24 horas.  Este facto  indica que os primeiros relógios mecânicos, provavelmente foram inventados pelos asiáticos.
O Orloj - Praga
Embora exista alguma controvérsia sobre a construção do primeiro relógio mecânico, o papa Silvestre II é, contudo, considerado no mundo ocidental, como o seu primeiro inventor.
Já agora saiba que o terceiro relógio astronómico mais antigo do mundo e o mais antigo em funcionamento é o Orloj, de Praga, na república Checa.
O Orloj foi colocado, em 1410, na Câmara Municipal daquela cidade, localizada na praça da Cidade Velha.
Este belo relógio tem 20 funções diferentes. Entre elas, indicar as horas actuais e a antiga escala de tempo Checa, as horas do nascer e do pôr do sol, os movimentos do sol e da lua, etc...
Se quiser ficar a conhecer, agora, os mais belos relógios de rua existentes no mundo veja com atenção a excelente apresentação que se segue. Ora veja!

segunda-feira, outubro 13, 2014

Vespa Asiática: Como Combater

A vespa velutina ou asiática tem como habitat natural o sudoeste asiático. Em 2006 a vespa velutina foi  detetada em França e, pensa-se que o seu aparecimento tenha sido devido a um transporte de plantas (ou outro material vegetal) com origem na China.  Em 2010, a velutina foi detectada no País Basco (Espanha) e em 2011 na Bélgica e em Portugal. Possivelmente, a sua entrada no nosso país deveu-se ao transporte de madeiras por via terrestre.
A organização social destas vespas é constituída por uma rainha, várias obreiras, machos e fundadoras. A velutina é caracterizada por possuir um abdómen preto com 2 finas listas amarelas. As patas são também amarelas na sua extremidade
As abelhas, em declínio mundial, têm agora de lidar com outra ameaça: as vespas asiáticas. Em Portugal, a região entre o Minho e o Lima é a mais afectada por estas vespas.
Agora aqui ficam três dicas para combater esta praga. Para aceder às duas primeiras basta clicar aqui e aqui. A terceira dica está no vídeo abaixo. Este explica, passo a passo, como construir uma armadilha para vespas.

domingo, outubro 12, 2014

"Our Terrible Country"

A 12.ª edição do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, vai acontecer  de 16 a 26 de Outubro. Este festival pretende repensar o documentário nas suas implicações e potencialidades artísticas, políticas e sociais. O Doclisboa representa, também, um lugar de convívio, debate e pensamento vivo, um espaço de proximidade e partilha entre o cinema e o público.
O Doclisboa continua a apostar no público infantil e juvenil, daí que o DocEscolas arranque a 17 de Outubro. A formação de públicos é um dos objectivos do festival, que investe na relação entre a comunidade escolar e as salas de cinema.
Os ateliers, os filmes, e os debates procuram complementar e diversificar os conteúdos programáticos das disciplinas, contribuindo assim para promover o conhecimento curricular e extracurricular, o repertório cultural e científico, bem como a sensibilidade e o interesse pelo cinema documental, a reflexão crítica e a participação.
Assim, no dia 17 está programada a exibição, para o público escolar, de um documentário cuja temática é bastante actual.
"Our Terrible Country" é um documentário (de 85') realizado na Síria e Líbano (em 2014) por Mohammad Ali Atassi e Ziad Homs. Este documentário ganhou o o prémio máximo no Festival  Internacional de Marselha (FIDMarseille).
Sinopse:
Este road movie leva-nos na viagem arriscada de Yassin Haj Saleh, um conhecido intelectual e dissidente sírio, e do jovem fotógrafo Ziad Homsi, que percorrem juntos um itinerário árduo e perigoso da zona libertada de Douma/Damasco até Raqqa, no norte da Síria, para acabarem por se verem forçados a deixar o seu país natal, num exílio temporário na Turquia.
Se puder passe pela Culturgest e veja "Our Terrible Country". Entretanto, aprecie, abaixo, o trailer deste documentário.