sábado, outubro 11, 2014

O Mais Antigo Documento Escrito em Português

"Na segunda metade do século XII, em pleno reinado de D. Afonso Henriques, dois irmãos, Gomes Pais e Ramiro Pais, presumíveis fidalgos da região de Braga, assinaram entre eles um pacto de não agressão. Não seria nada de estranho, na época, entre parentes com propriedades contíguas, mas o documento que formaliza este acordo, conservado na Torre do Tombo, em Lisboa, apresenta uma característica invulgar: não está redigido em latim. José António Souto, professor de História da Língua na Universidade de Santiago de Compostela, acredita que se trata do mais antigo documento escrito em galego-português até hoje identificado.
O investigador galego, que ontem apresentou a sua descoberta na Universidade do Minho, em Braga, durante uma Jornada de Edição de Textos Medievais, não foi o primeiro a dar notícia da existência deste pergaminho. Mas ninguém até agora atendera à sua peculiar configuração linguística. E se se aceitar o conjunto de deduções que levou Souto a fazer remontar o documento, que não está datado, a um ano anterior a 1175, parece não haver dúvida de que este trivial protocolo de família tem direito a ostentar o título que o professor de Compostela lhe pretende conferir. 
Uma professora da Universidade Clássica de Lisboa, Ana Maria Martins, já publicara vários textos da segunda metade do século XII alegadamente redigidos em galego-português. Mas o mais antigo dataria justamente de 1175 e há quem defenda que, dada a sua reduzida dimensão, é impossível demonstrar que não está escrito em latim".
Se quiser ler o resto do artigo, publicado pelo jornal Público (e compartilhado recentemente pela Associação Pró Academia Galega da Língua Portuguesa) clique aqui.

sexta-feira, outubro 10, 2014

Um passeio rapidinho por Lisboa

Aprecie Lisboa e arredores num vídeo fabuloso realizado por Kirill Neiezhmakov.
Este é  um vídeo cheio de energia realizado em hyperlapse/timelapse e que mostra excelentes paisagens e grandes efeitos visuais.
Os monumentos da cidade de Lisboa e os seus principais pontos turísticos, incluindo o Oceanário de Lisboa, estão aqui em grande destaque.
Nos arredores da capital de Lisboa o realizador deu relevo a algumas praias, nomeadamente, a de Sesimbra.
Ora veja.!

quinta-feira, outubro 09, 2014

Vida tão Estranha

Rodrigo Leão (1964) é um músico e compositor português que se tornou conhecido nas bandas Sétima Legião e Madredeus.
Este músico foi convidado pela Assembleia da República para a homenagem aos 40 anos do 25 de Abril. O espectáculo, que por lá teve lugar, transformou-se num CD e num DVD, chamado o "Espírito de Um País", cujo lançamento ocorreu recentemente e que foi gravado na escadaria da Assembleia da República, em Lisboa. O concerto teve como convidado especial o fadista Camané que interpretou "Vida Tão Estranha".
O disco inclui temas como "A Comédia de Deus", "O Tango dos Malandros", "Vida tão Estranha" (veja o vídeo da colaboração com Camané e a Sinfonietta de Lisboa, abaixo) ou "Grândola Vila Morena".
"O Espírito de Um País – marca o aguardado reencontro de Rodrigo Leão com os palcos, num formato especial e diferente daquele a que os seus seguidores estão habituados. Num espectáculo em português, onde se enaltece a alma e a identidade de um povo, Rodrigo Leão reencontra as suas raízes e volta a apaixonar-nos. Com Camané, que assinou uma intensa participação especial neste espectáculo, mas também com um quarteto de cordas e ainda o acordeão de Celina da Piedade, Rodrigo Leão volta a embrenhar-se pela parte do seu repertório onde se encontram as mais fortes ligações à sua ideia particular de portugalidade. “ O Espírito de Um País é imperdível, uma viagem pelo Portugal que Rodrigo Leão tão bem tem representado além fronteiras e que tanto tem inspirado as suas inimitáveis criações! "

quarta-feira, outubro 08, 2014

Contadores Inteligentes

Atenção aos futuros (?) contadores de electricidade inteligentes.
Assista ao curto vídeo abaixo (legendado em português), que nos alerta para mais algumas consequências resultantes da utilização das novas tecnologias no nosso quotidiano.
Não sei se é verdade, mas se for é muito preocupante!!! Contadores inteligentes demais, talvez?
Um dos comentários efectuados a este vídeo refere que, em Portugal, estes contadores se chamam "BOXES DIGITAIS" e que a EDP já os está a instalar nos concelhos de Montijo (Samouco, Alcochete, etc.)!!!!! 
Será? Pelo menos o sítio da EDP diz que sim!!!!

terça-feira, outubro 07, 2014

Uma Pintura Alegre

Vinda do longínquo Cazaquistão apresento-lhe Akzhana Abdalieva (membro da União de Artistas e de Criativos do Cazaquistão), que é uma pintora diferente.
As suas pinturas são magníficas, alegres e muito expressivas. São também muito diferentes de tudo aquilo a que estamos habituados...
Nas suas obras, os planos de cor conjugam-se de forma especial e as formas geométricas que utiliza remetem-nos para  Klimt o para Klee.
Aprecie a obra desta artista do Cazaquistão através da apresentação e do vídeo que se seguem.
Pode também obter mais informações na página da artista clicando aqui. 
E agora veja o vídeo com a compilação das obras da pintora Akzhana Abdalieva. Saiba também que a música que ilustra este vídeo chama-se: "Mar de bambú Yibin" 

segunda-feira, outubro 06, 2014

Poirot Está De Volta

Poirot está de volta.
Poirot é o inconfundível detetive belga criado por Agatha Christie. Este personagem acompanhou a escritora ao longo da sua longa carreira literária.
Poirot, com as suas "celulazinhas cinzentas" capazes de solucionar qualquer crime, por mais intrincado que seja, é conhecido e amado por milhões de pessoas de várias gerações que leram as suas aventuras escritas pela sua brilhante criadora, Agatha Christie.
Quem ressuscitou agora Poirot, foi a escritora inglesa Sophie Hannah. Escritora de créditos firmados na poesia e autora de romances policiais que são bestsellers, teve que ser corajosa para "se atravessar" no caminho da rainha do crime e do seu mais famoso personagem.
Á natural curiosidade pelo livro e por mais uma aventura deste detective, alia-se a desconfiança dos muitos e muitos fãs de Poirot, face à notícia do seu regresso pela mão de uma nova autora. Sophie Hannah, no entanto,  teve o apoio da família de Agatha Christie neste empreendimento.

Sinopse
"Sentado no seu café preferido, Hercule Poirot prepara-se para mais um jantar de quinta-feira quando é surpreendido por uma jovem mulher. Ela chama-se Jennie e diz estar prestes a ser assassinada. Mais insólita do que esta afirmação é a sua súplica para que Poirot não investigue o crime. A sua morte é merecida, afirma Jennie, antes de desaparecer noite dentro, deixando o detective perplexo e ansioso por mais informação. Perto dali, o elegante Hotel Bloxham é palco de três assassinatos. Os crimes têm várias semelhanças entre si: os três corpos estão dispostos em linha reta com os braços junto ao corpo e as palmas das mãos viradas para baixo. E dentro das bocas das vítimas, encontra-se o mais macabro dos pormenores: um botão de punho com o monograma PIJ. Poirot junta-se ao seu amigo Catchpool, detetive da Scotland Yard, na investigação deste estranho caso. Serão os crimes do monograma obra do mesmo assassino? E poderão de alguma forma estar relacionados com a fugidia Jennie que, por uma razão indecifrável, não abandona os pensamentos do detetive belga? Hercule Poirot está de regresso num mistério diabólico que vai testar ao limite as suas célebre celulazinhas cinzentas".


domingo, outubro 05, 2014

O Futuro da Língua Portuguesa Em Verbos & Letras

Se quiser ficar a conhecer mais um ponto de vista acerca do futuro da língua portuguesa, assista à entrevista (abaixo) realizada a Roberto Moreno pela TVL - Televisão da Grande Lisboa, em 2013.
Roberto Moreno é um idealista e um homem do mundo e está ligado por traços imediatos a múltiplas origens. O pai, a mãe e os avós têm origens muito diferentes.
Roberto Moreno tem, contudo,  uma paixão que se chama "Língua Portuguesa" e por ela, pelo seu desenvolvimento e divulgação tem andado pelo mundo inteiro, recolhendo contribuições para uma causa que quer tornar universal. Não perca esta entrevista. Ora veja!