sábado, setembro 13, 2014

Alentejo, Alentejo

«Alentejo, Alentejo», é um filme de Sérgio Tréfaut, que parte ao encontro da tradição popular do Cante Alentejano, mas acaba por ser uma lição de história sobre modos de vida no século XX, sobre as características da maior região do país e uma obra eminentemente antropológica e estética.
Este filme recebeu o prémio de Melhor Filme Português no Festival Indie Lisboa 2014 e estará em cartaz a partir do dia 18 de setembro.
Este filme é também importante, em particular,  porque este será o ano em que o Cante Alentejano será, como se espera, classificado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

sexta-feira, setembro 12, 2014

A Guerra e Paz de Tolstoi

Tolstoi, mais conhecido em português como Leon  (9 de setembro de 1828 —  1910) foi um escritor russo.
Além de sua fama como escritor, Tolstoi ficou famoso por se tornar, já na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias contrastavam com as igrejas e os governos do seu tempo, porque pregava uma vida simples e a necessária proximidade à natureza.
Com Dostoiévski, Turgueniev, Gorki e Tchecov, Tolstoi foi um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX. As suas obras mais famosas são Guerra e Paz, sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, onde denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da literatura.
Morreu aos 82 anos, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, em busca de uma vida simples.
Leon Tolstoi foi o grande homenageado do Doodle do Google esta terça-feira (9), data que celebrou o que seria o seu 186º aniversário.
Delicie-se agora com dois vídeos. Um é sobre o livro Guerra e Paz e o outro sobre a série televisiva (de grande qualidade) da mesma obra de Leon Tolstoi.
E agora a série sobre o livro Guerra e Paz. O primeiro episódio da minissérie foi bloqueado, no entanto, aos que se interessarem, ele está disponível aqui (legendado).

quinta-feira, setembro 11, 2014

Um passeio por Paris

Terminadas as férias de verão, começam as nossas propostas de passeios virtuais. Hoje vamos até Paris.
Paris é a capital e a mais populosa cidade da França. A cidade situa-se num dos meandros do rio Sena, no centro da bacia parisiense, entre os confluentes do Marne e do Sena, e do Oise e do Sena. As margens parisienses do Sena foram inscritas, em 1991, na lista do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
No início do século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental. No século XVII, era a capital da maior potência política europeia; no século XVIII, era o centro cultural da Europa e, no século XIX, era a capital da arte e do lazer, a Meca da Belle Époque.
Foi, por isso, a capital dum império que se estendia pelos cinco continentes, e é, hoje, a capital do mundo francófono.
A sua arquitetura, os seus parques, as suas avenidas e os seus museus fazem-na, a cidade mais visitada do mundo francófono.
Conheça, agora, muitos dos edifícios notáveis ​​da capital francesa. Descubra a herança cultural desta cidade, em todas as suas facetas. Ora veja.

quarta-feira, setembro 10, 2014

Happy Burúndi

O Burúndi, oficialmente República do Burúndi, é um pequeno país da África Oriental. Fica encravado entre o Ruanda a norte, a Tanzânia a leste e a sul e a República Democrática do Congo a oeste. Neste minúsculo país encontra-se a nascente do Rio Nilo. A capital é Bujumbura, que é também a sua cidade mais populosa. O Burúndi está entre os países mais pobres de África e do mundo, tendo sido classificado em 2013, como o décimo com o menor IDH.
O Burúndi, pequeno país dos Grandes Lagos, tem a sua história marcada pela violência étnica, e acabou de sair de uma guerra civil em 2006.
Apesar da pobreza e da violência aí existente, aprecie o vídeo abaixo que, com alegria e entusiasmo, incentiva as jovens estudantes a apostarem as suas carreiras profissionais nos sectores mais dinâmicos da economia do país. Apela à inscrição em cursos de Empreendedorismo, Gestão Hoteleira, e Sistemas de Informação do Instituto Kilah, que é a única faculdade para mulheres, existente no Ruanda e no Burúndi. 

terça-feira, setembro 09, 2014

Mar

Mar, metade da minha alma é feita de maresia
Pois é pela mesma inquietação e nostalgia,
Que há no vasto clamor da maré cheia,
Que nunca nenhum bem me satisfez.
E é porque as tuas ondas desfeitas pela areia
Mais fortes se levantam outra vez,
Que após cada queda caminho para a vida,
Por uma nova ilusão entontecida.

E se vou dizendo aos astros o meu mal
É porque também tu revoltado e teatral
Fazes soar a tua dor pelas alturas.
E se antes de tudo odeio e fujo
O que é impuro, profano e sujo,
É só porque as tuas ondas são puras.
Sophia de Mello Breyner Andresen, Poesia I 

segunda-feira, setembro 08, 2014

Pipas

"Pipas" é uma curta metragem, com a duração de 3 minutos, da realizadora espanhola Manuela Moreno Septimo. A interprtação está a cargo das actrizes, Marta Martín e Saida Benzal.
Este filme ganhou os prémios do melhor guião e da  melhor realização na XI Edição do Notodofilmfest.
Vale a pena ver esta curta metragem porque a realizadora demonstra uma enorme capacidade de contar uma história em três minutos, só com un único plano. Manuela Moreno serve-se do zoom para levar o espectador ao lugar que deseja, conseguindo um sorriso cúmplice em toda a película.  
Corto PIPAS from Manuela Moreno on Vimeo.

domingo, setembro 07, 2014

O Palacete Rosa Pena

O Palacete Rosa Pena situa-se na cidade de Espinho. A grandiosidade deste edifício não deixa ninguém indiferente. Ocupa um quarteirão inteiro daquela cidade e infelizmente encontra-se num elevado estado de degradação.
O palacete Rosa Pena data de 1930 e aparentemente foi projectado pelo Eng. José Alves Pereira da Silva, casado com Rosa Pena da Silva. Apesar destes não serem os verdadeiros donos do palacete, o edifício acabou por ficar conhecido como Rosa Pena quando o seu nome verdadeiro é apenas Palacete dos Pena.