sábado, abril 12, 2014

Palau: Um Belo e Longínquo País

Hoje proponho-lhe um passeio virtual até um belo e longínquo país. Venha daí, então, até Palau.
A República de Palau é um pequeno país insular da Micronésia, no Oceano Pacífico, entre os mares das Filipinas a oeste, Indonésia e Papua-Nova Guiné a sul e Estados Federados da Micronésia a leste.
A República de Palau faz parte das ilhas Carolinas e consiste num arquipélago com oito ilhas principais e mais de 250 ilhotas e atóis, localizadas a oeste dos Estados Federados da Micronésia, entre o Mar das Filipinas, a norte e a Indonésia e Nova Guiné, a sul.
As ilhas mais importantes são Angaur, Babeldaob, Koror e Peleliu, perto da extremidade norte, todas rodeadas por uma barreira de corais.
Cerca de dois terços da população de cerca de 20.000 habitantes vive em Koror.
A norte desse grupo, encontra-se o atol de Kayangel, enquanto que as desabitadas “Rock Islands” estão situadas a oeste do grupo principal, e as Ilhas do Sudoeste, a cerca de 600 km das ilhas principais e a cerca de 200 km da extremidade norte da Nova Guiné.
Palau tem um clima tropical (onde os tufões são raros) com uma temperatura média anual de 27 °C e uma humidade média de 82%. As chuvas ocorrem durante todo o ano, com uma média anual de 3800 mm.
Uma nova capital foi projectada e construída na ilha de Babeldaob, maior ilha do país e segunda maior da Micronésia, onde está situado o aeroporto, mais precisamente no estado de Melequeoque e na localidade de Ngerulmud.
Apesar de ser nominalmente um país independente, Palau assinou um Tratado de Livre Associação com os Estados Unidos.
Uma das principais características dos habitantes de Palau é serem bons construtores de canoas. Destacam-se, também, na arte do tecido, onde utilizam elementos naturais, e também na escultura.
A dança é uma das expressões típicas tradicionais e a música utiliza poucos instrumentos destacando-se, entre eles, a flauta e o búzio marinho.
As manifestações culturais em Palau são singelas, devido à pequena dimensão deste país.

sexta-feira, abril 11, 2014

O Conflito na Colômbia

Os conflitos internos na Colômbia fizeram milhares de vítimas nas últimas décadas, numa guerra que envolve milícias paramilitares, grupos armados e guerrilhas, além das forças do estado. Um retrato deste confronto que foi divulgado recentemente, mostra que entre janeiro de 1958 e dezembro de 2012, foram mortas aproximadamente 220 000 pessoas  na Colômbia, das quais mais de 170 000 eram civis. Estes números fazem parte do relatório “Basta, Já! Colômbia: Memórias de Guerra e Dignidade".
Se quiser conhecer um pouco melhor este conflito siga, com atenção, a apresentação que se segue e que é o resultado de um trabalho efectuado por alguns alunos do 12º B, para a disciplina de Geografia C.
Ora veja!

quinta-feira, abril 10, 2014

O Mar de Portugal

Hoje proponho-lhe uma visita guiada à história e ao mar de Portugal, pelas mãos da equipa do Globo Mar, um programa de TV da rede Globo.
Esta equipa regressou ao passado e aproveitou para lhe trazer, através de uma reportagem/documentário, a viajem efectuada a este lado do Atlântico.
Este programa desbravou as águas portuguesas a bordo da caravela Vera Cruz, aproveitando para recontar um pouco da história de Portugal e do Brasil, ou seja um pouco da nossa história comum. É muito interessante esta viagem de caravela de Lisboa a Lagos, passando por Sesimbra e Sines.
Como não poderia deixar de ser onde estão portugueses está a nossa gastronomia. Daí que petiscos como os percebes ou, pratos como o tradicional Bacalhau à Gomes de Sá, estejam aqui bem em evidência. No Algarve, foi pena não terem apresentado, aos nossos irmãos brasileiros, outros petiscos como as condelipas (e a origem deste nome) ou as sandes de moreia frita.
Entretanto, confira em baixo esta reportagem da Globo sobre Portugal, que já passou no Brasil com grande êxito.
Vale bem a pena!
 

quarta-feira, abril 09, 2014

O Rio Minho

Hoje proponho-lhe um pequeno passeio, embora virtual, pelo Rio Minho, que era conhecido como Minius ou Baenis pelos antigos historiadores.
O Minho é um rio internacional que nasce a uma altitude de 750 m na serra de Meira, na Comunidade Autónoma da Galiza e percorre cerca de 300 quilómetros até desaguar no oceano Atlântico a sul da localidade da Guarda e a norte de Caminha.
Nos últimos 75 quilómetros do seu percurso, entre Melgaço e a foz, o Minho serve de fronteira entre Espanha e Portugal.
Entre a nascente e a foz, o rio Minho passa por Lugo, Ourense, Melgaço, Monção, Tui, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha.
Se quiser ficar a conhecer um pouco melhor esta região, aprecie com atenção, o vídeo que se segue.

terça-feira, abril 08, 2014

Despedida

Por mim, e por vós, e por mais aquilo
que está onde as outras coisas nunca estão,
deixo o mar bravo e o céu tranqüilo:
quero solidão.

Meu caminho é sem marcos nem paisagens.
E como o conheces? - me perguntarão.
- Por não ter palavras, por não ter imagens.
Nenhum inimigo e nenhum irmão.

Que procuras? Tudo. Que desejas? - Nada.
Viajo sozinha com o meu coração.
Não ando perdida, mas desencontrada.
Levo o meu rumo na minha mão.

A memória voou da minha fronte.
Voou meu amor, minha imaginação...
Talvez eu morra antes do horizonte.
Memória, amor e o resto onde estarão?

Deixo aqui meu corpo, entre o sol e a terra.
(Beijo-te, corpo meu, todo desilusão!
Estandarte triste de uma estranha guerra...)
Quero solidão.
Cecília Meireles

segunda-feira, abril 07, 2014

O País Basco

O País Basco é o nome dado à região histórico-cultural em que residem os bascos. Está localizado no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França.
Esta região está cortada pela cadeia montanhosa dos Pirenéus e é banhada pelo Golfo de Biscaia.
O País Basco compreende as comunidades autónomas do País Basco e Navarra, na Espanha, e o Iparralde, na França.
A região basca tem uma cultura própria, sobretudo pela língua, o euskara e, sustenta um movimento nacionalista desde fins do século XIX.
Se quiser ficar a conhecer esta região e o conflito nacionalista que ali tem ocorrido, basta ver a apresentação que se segue e que é o resultado de um trabalho de alunos de Geografia C, do 12º B.
Ora veja!
Vale bem a pena!

domingo, abril 06, 2014

Adeus Mundinho Falcão...

Morreu José Wilker. Morreu "Mundinho Falcão". José Wilker foi um actor, realizador, escritor e crítico de cinema, sendo considerado uma das figuras mais consagradas da teledramaturgia brasileira.
Em Portugal tornou-se conhecido, a partir de 1975, com o protagonista Mundinho Falcão, da novela "Gabriela", baseada no romance homónimo de Jorge Amado. Em 2012, actuou no remake desta novela, como o coronel Jesuíno Mendonça. Com este personagem conquistou o público com o bordão: "Hoje eu vou lhe usar!".  A novela "Roque Santeiro" também lhe proporcionou um enorme êxito e reconhecimento na sua carreira televisiva, quer em Portugal quer no Brasil.
A sua vida artística começou em Pernambuco mas, desenrolou-se sobretudo no Rio de Janeiro, a partir de 1967.
Das obras em que participou, como escritor, actor ou realizador, há a destacar, em 1996,  o programa  humorístico de bastante sucesso "Sai de Baixo",  o primeiro personagem homossexual no folhetim "Desejos de Mulher", em 2002 e, como presidente Juscelino Kubitscheck na minissérie "JK", em 2006.
Do seu extenso currículo, consta a participação em mais de 50 novelas, minisséries e seriados.  No entanto, o seu amor  pela sétima arte era enorme. Integrou o elenco de, inacreditavelmente, mais de 60 filmes sendo a sua atuação mais famosa como Vadinho no longa metragem  "Dona Flor e seus Dois Maridos", em 1976.
O seu desaparecimento precoce é uma enorme perda quer para a cultura brasileira quer para a lusofonia. Em Portugal jamais serão esquecidas as suas interpretações como Vadinho, Roque Santeiro ou Mundinho Falcão.
Recorde, através do vídeo abaixo, José Wilquer em Roque Santeiro.