sábado, março 01, 2014

Whisky & Vista Alegre

A empresa Vista Alegre é um dos orgulhos da indústria portuguesa nas àreas da porcelana e do cristal. Agora passou também a produzir garrafas de cristal para engarrafar o Trinitas 64, ou seja, aquele que é considerado o whisky mais caro do mundo, produzido pela empresa Dalmore.
Em 2014, a unidade fabril da Vista Alegre Atlantis concretizou um contrato histórico com aquela prestigiada destilaria escocesa, que visava a produção de três exclusivas garrafas de cristal para engarrafar o mais caro e raro whisky do mundo - o Trinitas 64.  Assim, cada uma daquelas três garrafas de cristal  foi produzida na fábrica da Vista Alegre Altantis (VAA) em Alcobaça. Produzidas numa edição limitada (3 exemplares), para um malte escocês de excepcional qualidade, cada garrafa será colocada à venda por 145 mil euros.
Este whisky inédito resulta de uma combinação única de vintages espirituosos das colheitas de 1868, 1878, 1926 e 1939, sendo adicionado um toque final com o vintage de 1940. Cada uma das três produções deste precioso malte foi armazenada num frasco de cristal português de alta qualidade, no qual foi incrustado o símbolo em prata da Destilaria Dalmore – o veado.
A pureza e a qualidade do cristal português produzido pela Vista Alegre Atlantis, graças ao saber ancestral dos nossos mestres vidreiros, incansáveis na procura da perfeição dos produtos, conquistaram a confiança da empresa escocesa, que acabou por deixar aos portugueses também a produção de 200 frascos de edição limitada do whisky Dalmore Aurora 45 - um malte raro da colheita de 1964, cujo preço de venda ascende aos seis mil euros.
"O cristal português da Vista Alegre Atlantis é reconhecido internacionalmente como um dos mais puros e cristalinos do mundo", referiu Nuno Barra, Diretor de Marketing e Design Externo da Vista Alegre Atlantis, à comunicação social.

sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Entre dos aguas

Paco de Lucía,  (1947 — 2014) foi um guitarrista espanhol de flamenco reconhecido internacionalmente. Fez carreira como compositor, produtor e guitarrista. Em 2004, foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias, devido ao facto de ser "um músico que transcendeu fronteiras e estilos". As suas principais influências, para além do seu pai, foram os guitarristas de flamenco Nino Ricardo, Miguel Borrull, Mario Escudero e Sabicas.
Relembre o virtuosismo de Paco de Lucia ouvindo-o, através do vídeo que se segue, em "Entre Dos Aguas". Este guitarrista espanhol universalizou o flamenco, recriando-o e misturando-o com outras sonoridades, mas sem nunca perder de vista a raiz fundadora do género. Paco de Lucía morreu esta quarta-feira aos 66 anos.

quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Adeus Monstro Sagrado

Mário Coluna (1935 — 2014) foi um futebolista luso - moçambicano. Mário Coluna, antigo jogador do Benfica, morreu anteontem, aos 78 anos, na cidade de Maputo (Moçambique). Foi um dos melhores jogadores do Benfica, entre 1954/55 e 1960/70, sendo duas vezes campeão europeu, em 1961 e 1962. Foi o segundo africano a erguer a Taça dos Campeões Europeus (o primeiro foi José Águas, de nacionalidade angolana, em 1961). Foi 57 vezes internacional, marcando 8 golos, entre 1955 e 1968. Foi o capitão da selecção nacional portuguesa, que alcançou o 3º lugar no Campeonato do Mundo de Futebol, em 1966.
Venceu dez Ligas Portuguesas, sete Taças de Portugal e cinco Taças de Honra da Associação de futebol de Lisboa, tudo ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. Em Dezembro de 1966, foi agraciado com a Medalha de Prata da Ordem do Infante D. Henrique. Foi presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF). Antes de ser eleito para a FMF, criou uma Academia de Futebol na vila da Namaacha, para formação de jovens (garotos) moçambicanos, com apoio financeiro da FIFA.
Mário Coluna conhecido como "Monstro Sagrado", foi um dos mentores de Eusébio. Quando Eusébio chegou a Lisboa, trazia uma carta de recomendação da mãe para ser entregue a Mário Coluna, para que este olhasse pelo jovem que ia para o Benfica, onde o "Monstro Sagrado", sete anos mais velho, já era a grande referência.
No mesmo ano e num curto espaço de tempo o Benfica perde duas das suas referências, duas das suas glórias: Coluna e Eusébio.
Adeus "Monstro Sagrado". Descansa em paz.

quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Morte na Arena

A minha proposta de hoje é a leitura de "Morte na Arena", um livro do escritor português, Pedro Garcia Rosado. Este é já o segundo volume da série "As Investigações de Gabriel Ponte", depois de "Morte com Vista para o Mar".
Sinopse
"Quatro homens aparecem mortos num prédio devoluto, ao lado de um braço decepado que não pertence a nenhum deles. Com o passar dos dias começam a surgir outros membros humanos espalhados por Lisboa, até ser evidente que são partes do corpo de uma jovem de dezasseis anos, filha de um dirigente político, que foi assassinada e que estava desaparecida havia meses. As investigações destes casos estão a cargo da inspetora-coordenadora da PJ, Patrícia Ponte, ex-mulher de Gabriel Ponte, que enfrenta agora obstáculos dentro da própria PJ, além da pressão do ex-marido, que quer informações sobre o caso, e da jornalista Filomena Coutinho, que foi a causa da separação deles. Os três acabam por descobrir um inferno escondido nos túneis subterrâneos de Lisboa: uma arena onde especialistas em combate corpo a corpo massacram homens e mulheres, numa imitação dos combates de gladiadores da Roma Antiga".

terça-feira, fevereiro 25, 2014

Cordas (Cuerdas)

Proponho-lhe que veja hoje uma curta-metragem de animação que tem emocionado o mundo da Internet. Esta curta metragem, "Cuerdas", foi vencedora do Goya 2014, na categoria de "melhor curta-metragem de animação" . O realizador pretendeu evidenciar a importância da promoção dos valores no desenvolvimento das crianças.
O filme foi inspirado nos filhos do seu criador, Pedro Solís, que tem uma filha muito ligada ao irmão com paralisia cerebral. Uma história comovente e encantadora que fala de valores e sonhos, cativando o espectador desde o primeiro ao último minuto.
Assista a estes dez minutos de pura emoção e partilhe este vídeo com os seus amigos!

segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Sabiá

Hoje proponho-lhe que usufrua de momentos de verdadeiro intercâmbio lusófono. Carminho e António Zambujo cantam a música "Sabiá" de Tom Jobim e Chico Buarque com arranjos de Jacques Morelenbaum, no Prémio da Música Brasileira 2013.
Carminho (1984), é uma fadista portuguesa, nascida numa família de músicos. A sua mãe, Teresa Siqueira, e o seu irmão, Francisco Andrade, são também cantores. De acordo com a Blitz Carminho fez Caetano Veloso chorar, quando o músico brasileiro assistiu ao concerto da fadista portuguesa no Brasil. António Zambujo é também um músico e cantor português (1975)  nascido em Beja (Portugal), no Alentejo. Cresceu a ouvir o cante alentejano, daí que a  harmonia das vozes, a cadência das frases e o tempo de cada andamento, foram para sempre uma influência.
Ainda pequeno, apaixonou-se pelo Fado e pelas vozes de Amália Rodrigues, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro, João Ferreira Rosa, Max entre muitos outros. Estava habituado a cantar em família e entre amigos, e aos 16 anos chegou mesmo a ganhar um concurso de fado.
Ouca-os, então, através do vídeo que se segue e que retrata um dos momentos do Prémio da Música Brasileira 2013.

domingo, fevereiro 23, 2014

Jogos de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Inverno terminam hoje. Os Jogos da XXII Olimpíada de Inverno, têm como sede principal Sóchi e o resort da Clareira Vermelha, localizados em Krasnodar, na Rússia. Esta é a segunda vez que a Rússia sedia as Olimpíadas e a primeira vez que sediou Jogos Olímpicos de Inverno. Anteriormente, o país realizou os Jogos Olímpicos de 1980, em Moscovo, enquanto ainda fazia parte da União Soviética.
Sóchi é a primeira cidade subtropical a sediar os Jogos de Inverno, sendo conhecida como destino de verão por causa do seu clima moderado. Os jogos foram realizados em dois locais: Sóchi onde se realizam os desportos de gelo e os das montanhas no resort da Clareira Vermelha.
A preparação para os jogos não envolveu apenas os locais de competição, mas também grandes obras nos sistemas de telecomunicações, na rede eléctrica, e nos transportes na área de Sóchi. Estas melhorias incluíram a construção de vários estádios na costa do Mar Negro, no Vale Imeretinsky, além das infraestruturas na Clareira Vermelha, que também são novas.
A preparação para estes Jogos esteve envolvida em várias polémicas, como o alto nível de corrupção por parte das autoridades russas, os altos níveis de poluição e os conflitos entre a comunidade LGBT e as autoridades russas.
Proponho-lhe que faça agora, um pequeno passeio virtual por Sóchi, a localidade russa onde se realizaram os jogos de Inverno, através da bela apresentação que se segue.