quinta-feira, dezembro 04, 2014

Arrábida da Serra ao Mar

A pouco mais de meia hora de Lisboa, o Parque Natural da Arrábida oferece excelentes oportunidades de contacto com a natureza. O parque estende-se actualmente desde a zona do Outão (perto de Setúbal) até ao Cabo Espichel. A parte central do parque, chamada Serra da Arrábida, é uma zona de grande beleza, que culmina a 500 metros no pico do Formosinho e desce abruptamente sobre o mar.
A Serra da Arrábida, região com características peculiares de clima e flora, é um conjunto de relevos que inclui elevações como as Serras de S.Luís, Gaiteiros, S.Francisco e Louro, situados na margem norte do estuário do Rio Sado, na Península de Setúbal. O clima da região é temperado mediterrânico, apresentando uma flora rica em espécies mediterrânicas, tais como a azinheira, o sobreiro e o carvalho.
O Parque Natural da Arrábida, fundado em 1976, com uma área aproximada de 10 800 hectares, possui uma vegetação de tipo mediterrânico, chamada maquis,  nascida neste microclima com características semelhantes ao de regiões como a Dalmácia.
A fauna é bastante diversificada, apesar de ter sofrido grandes alterações desde o século XIX. Até ao início do século XX era ainda possível observar lobos, javalis e veados. Da fauna actual fazem parte, entre outros, o gato-bravo, a raposa, a lebre, o morcego, a águia de bonelli, o bufo real, a perdiz e o andorinhão real.
Viveram, na serra da Arrábida, os poetas Frei Agostinho da Cruz e Sebastião da Gama, que fizeram da serra um motivo recorrente nas suas obras.
As praias protegidas pela serra, de águas tranquilas e transparentes, são populares entre os habitantes de Setúbal e Lisboa. O Portinho da Arrábida uma baía com uma pequena ilha, a Anicha, que forma um porto natural abrigado pela serra é, junto com a Praia da Figueirinha, uma das mais populares da região. Mas também há a de Galapos, a de Galapinhos e a Praia dos Coelhos.
Para ficar a conhecer melhor esta bela região de Portugal veja, com atenção, o documentário abaixo.
"Arrábida - da Serra ao Mar" é um filme de história natural sobre a vida selvagem que retrata as espécies endémicas das serras da Arrábida e do Pisco, no distrito de Setúbal. Foi produzido por Ricardo Guerreiro, fotógrafo e documentarista de história natural, e por Luís Quinta, fotógrafo com mais de 20 anos de carreira.
É um documentário, extraordinariamente bem feito capaz de disputar a qualidade da BBC ou da National Geographic.
Este filme é o resultado de 4 anos de trabalho esporádico através do qual se podem ficar a conhecer as espécies únicas dessas zonas, como é o caso do caracol-da-arrábida ou a planta trovisco-do-espichel.Também é possível descobrir e ver águias-calçadas, raposas e golfinhos ou as grutas e os bosques que caracterizam a região.
Este documentário foi emitido pela SIC em de janeiro de 2013, com realização de Luís Quinta e Ricardo Guerreiro. Ora veja. Vale mesmo a pena!

1 comentário:

Anónimo disse...

javalia voltaram. lobos não faltará muito.