quinta-feira, novembro 13, 2014

O Palácio de Belém

O Palácio Nacional de Santa Maria de Belém, mais conhecido por Palácio de Belém, foi construído em 1559 por D. Manuel de Portugal e situa-se na zona sudoeste de Lisboa, sendo actualmente a residência oficial do Presidente da República Portuguesa.
No século XVIII, D. João V que enriquecera com o ouro proveniente do Brasil, comprou-o ao conde de Aveiras, tendo-o alterado radicalmente. Acrescentou-lhe uma escola de equitação (as cavalariças têm sido o esplêndido Museu Nacional dos Coches) e adaptou o seu interior para poder fazer as suas conquistas amorosas com discrição.
No dia 1 de Novembro de 1755, D. José I e a família encontravam-se a passar o feriado na zona de Belém e sobreviveram à devastação. Receando outro sismo, a família real instalou-se em tendas (que ficaram conhecidas como a Real Barraca) nos terrenos do palácio, cujo interior foi usado como hospital. O Palácio entrou assim no património da Casa Real,
D. Maria II habitou alguns anos o Palácio de Belém (quando o Palácio das Necessidades estava em obras), aqui ocorrendo uma tentativa de golpe a que se chamou a Belenzada.
A partir do reinado de D. Luís I, o Palácio de Belém foi destinado a receber os convidados oficiais que visitavam Lisboa.
Em 1886 foi dada nova missão ao Palácio de Belém. Passou a ser a de residência oficial dos Príncipes Reais D. Carlos, Duque de Bragança e da sua jovem esposa D. Amélia de Orleães.
Após a subida de D. Carlos ao trono, em 1889, não tendo Belém as dimensões de residência oficial da coroa, D. Carlos e D. Amélia mudaram-se para o Palácio das Necessidades, voltando Belém à sua condição de residência dos convidados estrangeiros. Em 1905, por iniciativa do espírito culto da Rainha D. Amélia, o elegante Picadeiro Real foi transformado em Museu dos Coches Reais, preservando-se assim a valiosa colecção de coches e viaturas da Casa Real.
Ainda sob a égide da Monarquia, o Palácio de Belém albergou o Presidente eleito da República Brasileira, Marechal Hermes da Fonseca, em 2 de Outubro de 1910. Foi neste palácio, durante a recepção ao presidente do Brasil, que o Rei D.Manuel II teve conhecimento da revolução que dias depois lhe roubou a coroa.
Depois da proclamação da república, o Palácio de Belém foi designado residência oficial do Presidente da República. Os presidentes da I República tinham porém que pagar renda ao Estado para residirem no Palácio (para não serem acusados de gozarem de privilégios atribuídos ao anterior regime).
Durante o Estado Novo o Palácio de Belém não foi palco de relevantes acontecimentos políticos, devido ao reduzido papel atribuído ao Presidente da República pela Constituição de 1933. Neste período, apenas o Presidente Craveiro Lopes, habitou permanentemente o Palácio (entre 1951 e 1958).
Só após a Revolução dos Cravos, em 25 de Abril de 1974, o Palácio de Belém recuperou o seu papel de relevo, nele se instalando a Junta de Salvação Nacional. Aqui viveram os momentos conturbados de 1974 e do Verão quente de 1975 os Presidentes Spínola e Costa Gomes. Com a vigência da actual constituição (aprovada em 1976), o Palácio regressou à sua condição de residência oficial do Chefe de Estado. Desde então, apenas o Presidente Ramalho Eanes habitou permanentemente no Palácio. Os Presidentes Mário Soares e Jorge Sampaio utilizaram Belém apenas para trabalhar, igual atitude tomou o Presidente Cavaco Silva, quando declarou que Belém seria a sua residência de trabalho.
Hoje, o elegante edifício cor de rosa é a residência oficial do Presidente da República Portuguesa. Nessa qualidade é visita obrigatória para os chefes de estado e delegações estrangeiras que visitam os presidentes da República Portuguesa. Semanalmente, à quinta-feira, o Presidente da República recebe o Primeiro-Ministro, para uma reunião de trabalho onde este o põe ao corrente do governo do país. No terceiro domingo de cada mês acontece na Praça Afonso de Albuquerque (em frente do Palácio), o solene render da Guarda, que serve o Presidente da República.
O público em geral pode aqui visitar o Museu da Presidência da República, onde estão expostos os espólios dos 17 Presidentes da República que antecederam o actual Presidente. Este museu foi criado por iniciativa do presidente Jorge Sampaio, em 2004.
Para melhor conhecer o Palácio de Belém, veja a excelente apresentação que se segue.

E agora veja, ainda, o Render da Guarda no Palácio de Belém.

Sem comentários: