domingo, novembro 09, 2014

O Muro de Berlim

Faz hoje 25 anos que caiu o Muro de Berlim. Para assinalar esta efeméride, veja com atenção a excelente apresentação que se segue a esta postagem. É um verdadeiro documento histórico.
O Muro de Berlim era uma barreira física, construída pela R. D. A. (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria. Circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: um dos blocos era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos e RFA; o outro era constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético e RDA.
O muro foi construído em 1961 e tinha 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda.
Era patrulhado por militares da Alemanha Oriental com ordens de atirar para matar (a célebre Schießbefehl ou "Ordem 101") os que tentassem escapar, o que provocou a morte a 80 pessoas identificadas, enquanto 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas.
Durante uma onda revolucionária que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental.
Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, numa atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs.
A queda do Muro de Berlim abriu o caminho à reunificação alemã que foi formalmente celebrada em outubro de 1990.
Muitos estudiosos apontam este momento como o fim da Guerra Fria.
O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos, está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.
Estes factos fazem parte do passdo,  mas, é sempre bom ter presente o que levou à sua construção e que deu origem à designação do "Muro da Vergonha".
Não deixe de ver, portanto, a excelente apresentação que se segue. Olhe que vale a pena!

Sem comentários: