sábado, novembro 22, 2014

Livros Digitais

Um livro digital ou livro eletrónico ou e-book é qualquer conteúdo de informação, que pode ser lido em equipamentos eletrónicos tais como computadores, PDAs, leitor de livros digitais ou até mesmo telemóveis que suportem esse recurso.
Os formatos mais comuns dos e-books são o PDF, o HTML e o ePUB. O primeiro necessita do conhecido leitor de arquivos Acrobat Reader ou outro programa compatível, enquanto que o segundo formato precisa de um navegador de internet para ser aberto. O Epub é um formato de arquivo digital padrão, específico para e-books.
Por ser um dispositivo de armazenamento de pouco custo, e de fácil acesso devido à propagação da internet nas escolas, pode ser vendido ou até mesmo disponibilizado para download, em alguns portais de internet gratuitos.
Não se sabe ao certo quem foi o inventor do primeiro livro digital. Já o primeiro livro digital pode ser considerado o Index Thomisticus, um índice anotado dos trabalhos de S. Tomás de Aquino, feito por Roberto Busa no final da década de 1940. Este facto é muitas vezes omitido, talvez porque o texto digitalizado era, pelo menos inicialmente, uma forma de criar um índice em vez de uma edição publicável.
O mais forte candidato a criador do e-book foi Michael Stern Hart ao digitalizar a "Declaração de Independência dos Estados Unidos da América", em 1971. Hart foi também o fundador do Projeto Gutenberg, o mais antigo produtor de livros electrónicos do mundo.
O post de hoje pode ser considerado de utilidade pública, já que aqui lhe deixo alguns sites com livros digitais, disponíveis em português, para ler online.
Alguns destes sites colocaram online livros cujos direitos de autor já tenham expirado (e por isso caíram no domínio público).
Nuns casos estão em  PDF para download, noutros em HTML para serem lidos ou consultados online.
O Plano Nacional de Leitura também tem uma biblioteca de livros digitais. Pode consultá-la clicando aqui.
Ainda existem nestes sites poucas obras disponíveis mas, pouco a pouco, pensamos que irá aumentar o número de obras literárias nestas bibliotecas digitais, para bem de quem gosta de literatura e de quem fala português.
E agora veja um vídeo sobre "Como ler LiVros Digitais".

Sem comentários: