sábado, novembro 15, 2014

Goa e a Língua Portuguesa

Do documentário "Língua - Vidas em Português"  proponho-lhe que veja um vídeo, sobre Goa e a Língua Portuguesa. Este é um olhar sobre o passado de Goa no tempo dos portugueses e a sua remanescente e esquecida língua portuguesa.
A distância relativamente a Portugal e a actuação do governo indiano, que tudo tem feito para matar a língua, pois proibiu logo após a invasão que se falasse português e desalojou muitos dos verdadeiros goeses, os nativos de Goa, tendo-os colocado profissionalmente, noutros estados indianos, tem conduzido à morte lenta do português naquela parte do mundo. Mas, há seempre esperança e quem se esforce para que isto não aconteça.
Ora veja!

1 comentário:

Carlos Branco disse...

O português nunca foi uma língua universal em Goa. Era um privilégio das classes altas, sobretudo entre a minoria católica. O próprio Orlando ribeiro notou que pouco falavam português na década de 1950. É falso que o governo indiano alguma vez tenha proibido a comunicação em português. Baniu-o do ensino público, com toda a legitimidade. Já há muito que estas formas obsoletas de saudosismo colonial deviam ter sido abandonadas.