terça-feira, novembro 25, 2014

Cultivando a Paz

Para meditar deixo-o (a), hoje, com uma fotografia e uma reflexão de Rui Pires.
Segundo o autor "Esta fotografia já foi tirada em 2008. Perto do topo da Serra do Caramulo, sim, é Portugal em 2008. Nessa altura conheci este senhor, de seu nome António. Era surdo e praticamente mudo tambem. Levava todos os dias as suas vacas a pastar para os prados nos montes, uma vida simples de agricultor. Um dia, alguns familiares venderam-lhe as vacas sem ele saber. O António andou muito tempo à procura delas, até que lá lhe disseram que as vacas tinham sido vendidas e o dinheiro depositado num banco em Tondela. O António decidiu descer a aldeia e foi a pé até Tondela, onde se perdeu. Uma patrulha da GNR encontrou-o, e com as dificuldades evidentes em perceber de quem se tratava, ao fim de algum tempo lá descobriram e levaram-no de volta à sua aldeia. Ainda o reencontrei algumas vezes já sem as vacas, inundado de tristeza e desalento, no fundo eram a sua companhia. A última vez que soube dele, estava num lar, no Caramulo. 
No entanto, esta imagem foi uma das escolhidas para "enfeitar" a sede da UNESCO em Paris, na exposição "CULTIVATING A CULTURE OF PEACE", cuja inauguração, que decorreu em simultâneo com a exposição dedicada a Nelson Mandela, serviram para iniciar as comemorações dos 70 anos da UNESCO. De certa forma é curioso, o António à sua maneira cultivava diariamente a paz, sem o mediatismo do grande Mandela, mas cultivava. Acabaram "juntos" no mesmo evento pela paz."
Rui Pires é um fotógrafo português que foi várias vezes premiado tanto a nível nacional como internacional. É membro da Photographic Society of America e a sua especialização é a fotografia documental, sobretudo a preto e branco.
Rui Pires é, também,o fotógrafo oficial da página Aldeias de Portugal e o seu projecto de fotografia "Momentos Rurais", foram premiados com o prémio "Documentary Award" do "Humanity Photo Awards 2013" pela UNESCO e pela CFPA.

Sem comentários: