domingo, novembro 30, 2014

A Sé do Porto

A Sé Catedral da cidade do Porto, situa-se no coração do centro histórico daquela cidade e é considerado um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal.
O início da sua construção data da primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII.
Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Da época românica datam a fachada com as torres e a  rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por uma abóbada de canhão.
Do período gótico data o claustro (séc XIV-XV), construido no reinado de D. João I. Este rei casou-se com D. Filipa de Lencastre na Sé do Porto em 1387.
O exterior da Sé foi muito modificado na época barroca. Cerca de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma bela galilé barroca à fachada lateral da .
À esquerda da capela-mor, existe um magnífico altar de prata, construido na segunda metade do século XVII por vários artistas portugueses. Este altar foi salvo das tropas francesas, durante as invasões (em 1809) por meio de uma parede de gesso construida apressadamente.
Ainda nesta área é especialmente notável a existência da imagem medieval de Nossa Senhora de Vandoma, (padroeira da cidade).
Uma graciosa escadaria do século XVIII de Nasoni, conduz aos pisos superiores, onde se destacam os painéis de azulejos que exibem a vida da Virgem e as Metamorfoses de Ovídio.
Se quiser ficar a conhecer melhor este monumento nacional clique nas ligações acima e aprecie os vídeos que se seguem. Olhe que valem bem a pena!   E agora um outro vídeo sobre o mesmo assunto.

Sem comentários: