segunda-feira, outubro 13, 2014

Vespa Asiática: Como Combater

A vespa velutina ou asiática tem como habitat natural o sudoeste asiático. Em 2006 a vespa velutina foi  detetada em França e, pensa-se que o seu aparecimento tenha sido devido a um transporte de plantas (ou outro material vegetal) com origem na China.  Em 2010, a velutina foi detectada no País Basco (Espanha) e em 2011 na Bélgica e em Portugal. Possivelmente, a sua entrada no nosso país deveu-se ao transporte de madeiras por via terrestre.
A organização social destas vespas é constituída por uma rainha, várias obreiras, machos e fundadoras. A velutina é caracterizada por possuir um abdómen preto com 2 finas listas amarelas. As patas são também amarelas na sua extremidade
As abelhas, em declínio mundial, têm agora de lidar com outra ameaça: as vespas asiáticas. Em Portugal, a região entre o Minho e o Lima é a mais afectada por estas vespas.
Agora aqui ficam três dicas para combater esta praga. Para aceder às duas primeiras basta clicar aqui e aqui. A terceira dica está no vídeo abaixo. Este explica, passo a passo, como construir uma armadilha para vespas.

Sem comentários: