quinta-feira, outubro 23, 2014

Potências De 10: Do Micro Ao Macrocosmos

Faça uma viagem virtual do micro ao macrocosmos, ou seja, veja o mundo em diversas escalas, que vão do muito pequeno ao muito grande.
"Potência de Dez" foi produzido em 1977 e, sendo um filme de culto, é, também, um dos melhores exemplos do que é produzir materiais didácticos.
O vídeo de hoje, "Potências De 10:  Do Micro Ao Macrocosmos", é um video baseado num ficheiro em power point, da NASA, em que se mostra a nossa galáxia, desde as partículas mais pequenas até aos aspectos mais significativos. Uma escala é um método de ordenação de grandezas físicas que permite a comparação. Em cartografia uma escala é a relação existente entre as medidas no mapa e as distâncias correspondentes no terreno.
Já agora, a ideia de potência é muito antiga e desde os tempos mais remotos que as suas aplicações facilitaram a vida humana, auxiliando e tornando possíveis muitas representações matemáticas e solucionando problemas de elevado grau de complexidade.
Assim como todas as outras descobertas do homem, as potências possibilitaram o surgimento de novos horizontes e permitiram a expansão dos conhecimentos humanos. Nortearam viagens inimagináveis pelos campos abstratos da matemática e alicerçaram ciências afins como a astronomia, a física, a química e a biologia.
Foi Arquimedes que percebeu um facto curioso: que havia uma grande repetição de multiplicações que envolviam o número 10. Surgiu então a ideia de representar este facto usando a potência de base 10. Hoje é utilizada como notação científica e aplicada em várias áreas do conhecimento humano.

Sem comentários: