domingo, outubro 12, 2014

"Our Terrible Country"

A 12.ª edição do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, vai acontecer  de 16 a 26 de Outubro. Este festival pretende repensar o documentário nas suas implicações e potencialidades artísticas, políticas e sociais. O Doclisboa representa, também, um lugar de convívio, debate e pensamento vivo, um espaço de proximidade e partilha entre o cinema e o público.
O Doclisboa continua a apostar no público infantil e juvenil, daí que o DocEscolas arranque a 17 de Outubro. A formação de públicos é um dos objectivos do festival, que investe na relação entre a comunidade escolar e as salas de cinema.
Os ateliers, os filmes, e os debates procuram complementar e diversificar os conteúdos programáticos das disciplinas, contribuindo assim para promover o conhecimento curricular e extracurricular, o repertório cultural e científico, bem como a sensibilidade e o interesse pelo cinema documental, a reflexão crítica e a participação.
Assim, no dia 17 está programada a exibição, para o público escolar, de um documentário cuja temática é bastante actual.
"Our Terrible Country" é um documentário (de 85') realizado na Síria e Líbano (em 2014) por Mohammad Ali Atassi e Ziad Homs. Este documentário ganhou o o prémio máximo no Festival  Internacional de Marselha (FIDMarseille).
Sinopse:
Este road movie leva-nos na viagem arriscada de Yassin Haj Saleh, um conhecido intelectual e dissidente sírio, e do jovem fotógrafo Ziad Homsi, que percorrem juntos um itinerário árduo e perigoso da zona libertada de Douma/Damasco até Raqqa, no norte da Síria, para acabarem por se verem forçados a deixar o seu país natal, num exílio temporário na Turquia.
Se puder passe pela Culturgest e veja "Our Terrible Country". Entretanto, aprecie, abaixo, o trailer deste documentário. 

Sem comentários: