terça-feira, outubro 14, 2014

Medir o Tempo: Relógios e Calendários

Relógio de Sol - Bom Jesus - Braga
Desde sempre o ser humano se apercebeu da ocorrência de sucessão entre os dias e as noites. Os nossos antepassados regiam a sua vida por estas sucessões - de dia eram recolectores, à noite abrigavam-se do perigo e dormiam. Mais tarde, a necessidade de medir com mais exactidão o tempo levou ao surgimento dos calendários e dos relógios. A marcação dos anos, dos meses, dos dias e das horas é então regida por calendários, solares e lunares e, por relógios. Mas todas as medições do tempo derivam  dos movimentos de rotação (efectuado em torno do eixo) e de translacção da terra (efectuado em volta do sol). A hora certa nos dias de hoje está, contudo, ao alcance de um clique.
O relógio é, então, uma das mais antigas invenções humanas e é utilizado como medidor do tempo desde a antiguidade (Babilónios, Maias, Aztecas, Incas, Egípcios, Chineses,etc.) sendo de vários tipos e de variados formatos.
Entre os primeiros relógios, de que se tem conhecimento estão os relógios de sol (3000 a.C.).
Relógios simples de água (clepsidras)  ou areia (ampulhetas) são conhecidos por terem existido na Babilónia e no Egipto em torno do século 16 a.C..
Em 725 d.C., Yi Xing, um monge budista chinês desenvolveu um relógio mecânico que tinha um complexo sistema de engrenagens e 60 baldes de água que correspondiam aos 60 segundos e fazia uma revolução completa em 24 horas.  Este facto  indica que os primeiros relógios mecânicos, provavelmente foram inventados pelos asiáticos.
O Orloj - Praga
Embora exista alguma controvérsia sobre a construção do primeiro relógio mecânico, o papa Silvestre II é, contudo, considerado no mundo ocidental, como o seu primeiro inventor.
Já agora saiba que o terceiro relógio astronómico mais antigo do mundo e o mais antigo em funcionamento é o Orloj, de Praga, na república Checa.
O Orloj foi colocado, em 1410, na Câmara Municipal daquela cidade, localizada na praça da Cidade Velha.
Este belo relógio tem 20 funções diferentes. Entre elas, indicar as horas actuais e a antiga escala de tempo Checa, as horas do nascer e do pôr do sol, os movimentos do sol e da lua, etc...
Se quiser ficar a conhecer, agora, os mais belos relógios de rua existentes no mundo veja com atenção a excelente apresentação que se segue. Ora veja!

Sem comentários: