quarta-feira, outubro 15, 2014

As Termas dos Cucos

As Termas dos Cucos situam-se a menos de 1 Km. de Torres Vedras, junto à Estrada Nacional nº 9, a caminho de Runa e a uma altitude de 33 m.
O complexo termal dos Cucos, com traça do engenheiro António José Freire, foi inaugurado em 15 de Maio de 1893, embora já se encontrasse a trabalhar em fase experimental em 1892.
Este complexo destinava-se a balneoterapia com banhos de lama; inalações e ingestão de água para o tratamento da gota, artrite-reumática, afecções do aparelho locomotor, reumatismo, doenças da pele e da nutrição, linfantismo e doenças das senhoras.
As Termas dos Cucos estão, infelizmente, encerradas desde 1998. Do lado de fora os edifícios das termas estão bem pintados e o jardim bem arranjado, mas no seu interior são já visíveis sinais de degradação.
Apenas o parque está aberto para usofruto da população, dado que os seus jardins, constituem, ainda assim um aprazível local de lazer. No parque encontram-se alguns exemplares de grande importância, nomeadamente as Yucas. O conjunto tem como cenário a encosta da Serra da Madeira, de acentuado declive e coberta de vegetação selvagem.
Numa época em que o termalismo e os Spa estão em alta, é uma pena termos este tipo de patrimómio desactivado e ao abandono. Aqui fica o alerta!

1 comentário:

passadodepedra disse...

Bom dia, Não sei se teve acesso a este documento https://drive.google.com/file/d/0B0uriuL12obqaVBqTklWWno0Mnc/view?usp=sharing

Julgo interessante.

Os actuais donos das Termas dos Cucos são primos direitos da minha Mãe. Na herança, as termas ficaram ao irmão da minha Avó, pois era Médico. É na realidade uma pena o estado das Termas, mas sabe como é...são muitos irmãos..e nos dias de hoje.

Tenho um outro documento, bastante interessante, mas terei de o converter em pdf e depois partilho.

Cumprimentos,
Mª da Graça Neiva Correia Ribeiro