quarta-feira, outubro 01, 2014

Aruba e o papiamento

Aruba é um território autónomo holandês (pois integra o Reino dos Países Baixos), situado nas Caraíbas, ao largo da costa da Venezuela (a 31 km da península de Maracaibo). Além da Venezuela, os seus vizinhos mais próximos são Curaçau, São Martinho e a Península de La Guajira, na Colômbia, da qual dista cerca de 130 km . Este território, com clima tropical, tem como capital a cidade de Oranjestad.
Aruba foi descoberta e ocupada em 1499 por exploradores espanhóis e adquirida pelos Países Baixos em 1636.
A ilha separou-se das Antilhas holandesas em 1986 e tornou-se uma dependência autónoma do Reino dos Países Baixos, podendo considerar-se, por isso, parte de uma monarquia constitucional, em que o monarca (o Rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos) é representado na ilha por um Governador. No entanto, a ilha tem um governo próprio, dirigido por um Primeiro Ministro, nomeado de acordo com as eleições democráticas para o parlamento.
A economia de Aruba é dominada pelo turismo e por uma refinaria de petróleo, aberta em 1924.
A maioria da população desta ilha descende de europeus e indígenas caribenhos. Houve também imigração de países latino-americanos e norte-americanos.
A religião dominante é a católica, mas, há uma minoria protestante e pequenos núcleos judeus, muçulmanos e hindus.
As línguas oficiais são: o holandês e o papiamento. Mas a população costuma utilizar, predominantemente o papiamento, que é uma língua derivada do português (que era falado pelos judeus e escravos vindos do nordeste brasileiro e das colónias portuguesas na África e que constitui sessenta por cento do seu léxico), com influência do castelhano, do inglês, do holandês e de línguas africanas.
Para constatar a influência do português no papiamento, aqui ficam algumas palavras que derivam do nosso idioma: Bonbini (Bem-vindo); Bon dia (Bom dia); Bon tardi (Boa tarde); Bon nochi (Boa noite); Pasa bon dia (Tenha um bom dia); Refresco (Refresco ou sumo) e Por fabor (Por favor). Entretanto conheça Aruba, a ilha feliz, através dos dois vídeos abaixo. Aqui vai o primeiro. E agora o outro vídeo sobre Aruba.

Sem comentários: