terça-feira, setembro 30, 2014

Parabéns Mafalda

A Mafalda fez ontem 50 anos e continua sempre actual. Parabéns Mafalda.
A Mafalda foi uma tira escrita e desenhada pelo cartunista argentino Quino.
As histórias, apresentando uma menina (Mafalda) preocupada com a Humanidade e a paz mundial que se rebela com o estado atual do mundo, apareceram de 1964 a 1973.
A Mafalda é uma menina de seis anos de idade, que odeia sopa e adora os Beatles e o desenho Pica-Pau. Ela comporta-se como uma típica menina na sua idade, mas tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta, principalmente o contexto dos anos 60 em que se encontra. Tem uma visão mais humanista e aguçada do mundo se a compararmos com os outros personagens (Manolito, Susanita, Filipe, Liberdade, etc.).
Usufruindo de uma altíssima popularidade na América Latina e Europa, a Mafalda foi muitas vezes comparada ao personagem Charlie Brown, de Charles Schulz, principalmente por Umberto Eco, em 1968.
A personagem, cujo nome foi inspirado pela novela "Dar la cara", de David Viñas, e alguns outros, foi criada em 1962 para um cartoon de propaganda que deveria ser publicado no diário argentino Clarín. No entanto, o Clarín rompeu o contrato e a Mafalda somente se tornou um cartoon de verdade sob a sugestão de Julián Delgado, na época o editor-chefe do hebdomadário "Primera Plana" e amigo de Quino. 
A primeira tira foi publicada no jornal de 29 de Setembro de 1964, apresentando somente as personagens de Mafalda e seus pais. As personagens Manolito e Susanita aparecem nas semanas seguintes enquanto Filipe só surge em Janeiro de 1965.
Após 1973, Quino desenhou a Mafalda muito poucas vezes e principalmente para promover campanhas sobre os Direitos Humanos. Por exemplo, em 1976 fez um poster para a UNICEF ilustrando a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Sem comentários: