quinta-feira, setembro 04, 2014

Olga: Muitas Paixões Numa Só Vida

"Olga" é um filme brasileiro realizado em 2004 pelo realizador Jayme Monjardim, inspirado na biografia escrita por Fernando Morais sobre a alemã, judia e comunista Olga Benário Prestes. No filme, as interprtações estão a cargo de Camila Morgado (como Olga), Caco Ciocler (como Luís Carlos Prestes) e Fernanda Montenegro como Dona Leocádia Prestes, mãe de Luís Carlos Prestes.
Sinopse:
O filme retrata uma grande história de amor, em todos os sentidos: a luta; os ideais; o marido; a maternidade.
Olga Benário, desde jovem que é uma militante comunista. Foi perseguida pela polícia e foge para Moscovo, onde teve treino militar. Aí é encarregue de acompanhar Luís Carlos Prestes de volta ao Brasil, para liderar a Intentona Comunista de 1935.  Apaixonam-se durante a viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo de GetúlioVargas para a Alemanha nazi e tem a sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück.
Da infância burguesa de Olga, na Alemanha, à sua morte numa das câmaras de gás de Hitler, as imagens retratam a alma de uma revolucionária que descobriu o amor e a crueldade no Brasil, onde Olga Benário se casou, engravidou e foi entregue aos nazis.

Sem comentários: