domingo, setembro 07, 2014

O Palacete Rosa Pena

O Palacete Rosa Pena situa-se na cidade de Espinho. A grandiosidade deste edifício não deixa ninguém indiferente. Ocupa um quarteirão inteiro daquela cidade e infelizmente encontra-se num elevado estado de degradação.
O palacete Rosa Pena data de 1930 e aparentemente foi projectado pelo Eng. José Alves Pereira da Silva, casado com Rosa Pena da Silva. Apesar destes não serem os verdadeiros donos do palacete, o edifício acabou por ficar conhecido como Rosa Pena quando o seu nome verdadeiro é apenas Palacete dos Pena.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pela produção, embora a mesma contenha uma inverdade ou equivoco: se afirmam que este palacete deveria ter sido classificado e expropriado pela autarquia, é porque o mesmo tem dono/proprietário algo que é contradito quando afirmam que a Câmara tomou conta do mesmo devido ao seu abandono e este passou a ser uma escola (é verdade, funcionou lá uma escola durante muitos anos). Na verdade, o edifício está votado ao abandono e quando assim acontece, aparecem sempre "inquilinos". Diversos executivos camarários tentaram "desbloquear" a situação, algo que até hoje ninguém logrou alcançar, porque o palacete tem donos/proprietários e outros valores mais alto falaram...

Anónimo disse...

Que pena! Como permitem que um edifício magnífico deste chegue a este estado? Acreditava que esse tipo de descaso só ocorresse aqui no Brasil!

Helena disse...

LAMENTÁVEL..........................ENTÃO O EDIFÍCIO ESTÁ NAS MÃOS DA CÂMARA E NADA FAZEM?......UM EDIFÍCIO LINDÍSSIMO EM ESTADO QUASE TOTAL DE DEGRADAÇÃO!!!!