segunda-feira, julho 14, 2014

Os belos anos 20 no Estoril


A Praia do Tamariz
O projeto do Estoril enquanto centro turístico de ambições internacionais surge, em 1913, de acordo com a visão de Fausto Cardoso de Figueiredo.

O início da I Guerra Mundial implicou atrasos consideráveis na sua concretização, pelo que só em 1916 se procedeu à colocação da primeira pedra para a construção do casino.

Segue-se um período de intensa construção nas zonas conquistadas ao pinhal, às terras de lavoura e às pedreiras, facilitada, desde 1940, pela estrada marginal, junto ao mar.

O Estoril assume-se, então, como centro turístico de primeira ordem, recebendo durante e depois da II Guerra Mundial um elevadíssimo número de refugiados e exilados da alta sociedade, Entre eles, detaquem-se: D. Juan de Borbón, Conde de Barcelona, e os Reis Humberto II de Itália, Carlos II da Roménia e Simeão II da Bulgária, o Regente Miklós Horthy da Hungria e inúmeras figuras do panorama desportivo e cultural.

Propomos que assistam a este excelente documentário realizado, em 1927, pelos Serviços Cinematográficos do Exército Português. Um filme que mostra  o quotidiano de quem frequentava ou visitava a linha de Cascais nos anos 20.

Prepare-se para se deliciar com as praias, o vestuário, o ténis, os usos, os costumes e as caras que frequentavam  locais como a Parede, S. João do Estoril, S. Pedro do Estoril e Cascais.

Não perca esta oportunidade! Ora veja!

Sem comentários: