quarta-feira, julho 16, 2014

O Alasca

O Alasca é um dos 50 estados dos Estados Unidos e é considerado o estado mais setentrional e ocidental deste país. É também o de maior extensão territorial, sendo maior do que os estados do Texas, Califórnia e Montana juntos (respectivamente o segundo, o terceiro e o quarto mais extensos).
O Alasca é o estado mais escassamente povoado dos E.U.A., tendo uma densidade populacional de 0,42 hab/km². Daí que seja  conhecido como "The Last Frontier" ("A Última Fronteira"). Relativamente isolado do restante país, o Alasca é considerado parte dos Estados do Pacífico.
A maior parte da população do Alasca vive na região sul e sudeste do estado.  O Alasca é uma península e faz fronteira somente com o Canadá (território de Yukon e província de Colúmbia Britânica).
O nome Alasca provém da palavra Alyeska, que significa "grande terra" em aleuta, um idioma esquimo-aleutiano falado em partes do seu território.
Este território foi comprado ao Império Russo em 1867, graças à insistência do então Secretário de Estado americano William Henry Seward, por 7,2 milhões de dólares. Naquela época, Seward foi criticado por outros políticos e ridicularizado pela maioria da população americana devido à sua decisão, uma vez que boa parte da população acreditava que o Alasca não passava de uma região imprestável, coberta de gelo, e que só servia como morada de ursos.
Porém, desde então, foram descobertas grandes reservas de recursos naturais que atraíram milhares de pessoas à região. É assim que, em 3 de Janeiro de 1959, o território do Alasca foi elevado à categoria de Estado, tornando-se, então, o 49º estado americano.
Aprecie agora as belezas naturais do Alasca, através da excelente apresentação que se segue. Não perca mais este passeio turístico virtual.

Sem comentários: